VIAGEM

Guia de viagem: veja dicas para evitar imprevistos no avião e no aeroporto

Sugestões de objetos, práticas e comportamentos podem auxiliar na hora do voo

Viajar de avião pode ser uma experiência emocionante, mas é possível que alguns imprevistos possam surgir, o que pode tornar o passeio um pesadelo. Para uma viagem tranquila, seja a turismo ou trabalho, nacional ou internacional, o menor número de contratempos é o que o passageiro espera.

Pensando no bem-estar dos viajantes que se programam para a próxima viagem de avião, o Mais Goiás separou algumas dicas de objetos úteis, práticas e comportamentos que farão toda a diferença neste momento.

Veja as dicas para viajar de avião com tranquilidade:

Compra

Para comprar passagem com valores mais acessíveis, a dica é pesquisar com antecedência. Especialistas apontam um prazo médio de 4 a 6 meses de antecedência da data planejada para o embarque.

Check-in

Ao fazer o check-in online, é possível economizar tempo e evitar longas filas no aeroporto. O cartão de embarque pode ser impresso ou salvo no próprio aparelho celular. A sugestão é fazer o check-in com 24h de antecedência do embarque.

Chegar cedo ao aeroporto

Chegar cedo ao aeroporto é uma prática que evita a perda do voo e a correrias. Para as viagens nacionais, o recomendado é chegar com no mínimo uma hora de antecedência. Já para os voos internacionais, no mínimo duas horas.

Roupas e sapatos

A roupa e os sapatos podem fazer toda a diferença na hora de voar, principalmente se o trajeto for longo e internacional. Uma calça muito apertada ou sapatos que machucam podem gerar inchaço e desconforto.

Assentos

Estudos comprovam que os assentos localizados à frente do avião são os mais confortáveis, oferecendo menores riscos de enjoo para quem é sensível à viagem.

Para quem não quer correr o risco de ser incomodado por crianças durante o voo , a sugestão é sentar na fileira logo atrás da saída de emergência. O local é proibido para crianças e oferece mais espaço para as pernas.

Economia com água e comida

A alimentação nos aeroportos e até mesmo dentro dos aviões pode gerar altas despesas. A dica é levar uma garrafa de água vazia na mala de mão e, ao passar pela segurança, abastecê-la em bebedouros. Pequenos snacks como amendoim e castanhas, em embalagens pequenas, também podem ajudar na saciedade.

Baterias dos eletrônicos

Ficar sem bateria enquanto aguarda pelo voo pode deixar os passageiros impacientes e entediados. Existem várias fontes de energia disponíveis nos aeroportos, mas nem sempre estarão disponíveis, já que a demanda é grande para a quantidade ofertada. Para garantir a distração, carregar notebooks, celulares, fones de ouvido e baterias portáteis antes de sair de casa pode ser uma dica de ouro.

Levar um livro

Ter um livro durante o voo pode enriquecer a mente e ainda ocupar a maior parte do tempo. Até mesmo o mais sofisticados dos aparelhos celulares não são capazes de entreter por muitas horas seguidas, como em um voo internacional.

Necessidades especiais

As companhias aéreas oferecem atendimento específico para pessoas com deficiência, inclusive acompanhamento, auxílio no embarque e conexões para deficientes visuais. O serviço é gratuito e deve ser solicitado com antecedência.

Portão de segurança

Para evitar tumulto na hora de passar pelos portões de segurança, a sugestão é esvaziar os bolsos e retirar o cinto antes ainda na fila. Para ganhar tempo, a fila mais afastada pode ser mais ágil.

Circulação

Nas viagens longas, com mais de cinco horas, os pés e as pernas podem inchar, prejudicando a circulação sanguínea. Para evitar problemas, a dica é caminhar a cada uma hora pelos corredores do avião e fazer o uso de meias compressoras durante toda a viagem.

Lounge ou sala VIP

A maioria dos aeroportos oferecem passes diários para lounges e salas VIP. Em casos de conexões extensas, essas áreas podem oferecer o conforto merecido e uma experiência melhor durante a espera.

Mapa do aeroporto

Para as viagens internacionais com conexões rápidas, a sugestão é imprimir o mapa do aeroporto e levá-lo na bagagem de mão. O simples ato vai auxiliar na objetividade, evitando que o próximo voo seja perdido. O aplicativo FLIO pode ajudar com as informações de todas as instalações disponíveis no aeroporto.

Chicletes

A mudança de pressão pode irritar qualquer pessoa em um voo, principalmente as crianças. Mesmo que o incômodo seja passageiro, os chicletes podem auxiliar no desconforto.

Bagagem

Para evitar danos às bagagens, uma dica eficiente é embalar a mala. Os aeroportos oferecem o serviço por um valor à parte, mas para economizar, é possível envolver o objeto em papel filme antes de sair de casa.

Adicionar um adesivo escrito “Frágil” pode auxiliar na hora da manipulação da bagagem por parte dos servidores da companhia aérea, que ficarão atentos ao aviso.

Outra dica é adicionar um lenço na alça da mala ou até mesmo uma fita colorida. A prática ajuda na hora de identificar a bagagem na esteira do desembarque.

Vale ainda pesar a bagagem para checar se está dentro do limite permitido. Isso vai evitar o excesso de bagagem, que gera altos custos ao passageiro.

Adaptador universal

Adquirir um adaptador universal pode salvar o uso dos aparelhos eletrônicos, principalmente em caso de viagens internacionais. Os objetos servirão para recarregar o aparelho celular, notebook e baterias portáteis.

Wi-fi

Os aeroportos oferecem wi-fi gratuito. Para economizar os dados móveis para uma emergência, a dica é utilizar o serviço disponível. Caso a senha não esteja em local visível a dica é checar no site Trip Advisor, onde muitos turistas fazem o compartilhamento.

Instituição financeira

Na hora da viagem internacional, avisar ao banco ou instituição financeira é indispensável. Isso vai garantir o uso normal dos cartões de crédito.

Operadora de telefonia


Claro, aqui está o texto com as correções ortográficas e gramaticais:

Checar na operadora de telefonia móvel se a empresa oferece cobertura para a cidade ou país de destino é uma prática indispensável para manter a comunicação. Caso o serviço esteja indisponível, vale a pena adquirir um chip provisório com pacote de internet e chamadas, assim que o avião pousar.

Turbulência

Se o passageiro teme as famosas turbulências, a dica é voar sempre no período matutino. Caso não seja possível escolher o horário desejado, a dica é escolher os assentos ao meio do avião.

Transporte no desembarque

Após o desembarque, quem optar por táxi ou transporte por aplicativo, a dica é sempre partir do portão de embarque. As filas serão menores e o local estará sempre mais vazio que o desembarque.

Já para quem necessita locar um veículo, a dica é fazer a reserva via telefone ou site, antes mesmo da viagem. A prática ajuda evitar longas esperas e valores mais altos.

Descarte de passagens

As passagens possuem informações pessoais gravadas nos códigos de barras e a dica é rasgá-las após a chegada ao destino. A medida garante maior segurança.