Criança autista é resgatada após ser mantida em canil no RJ; mãe e avó são presas
Menino, de 8 anos, foi resgatado com vários ferimentos pelo corpo, desnutrido e desidratado
Uma criança autista, de 8 anos, foi resgatada por agentes da Polícia Civil após ser mantida trancada em um canil dentro de uma residência em Belford Roxo, no Rio de Janeiro. Mãe e avó do menino foram presas em flagrante.
Segundo a Polícia Civil, o menino foi encontrado na última segunda-feira (17) após diversas denúncias de vizinhos. A criança estava com vários ferimentos pelo corpo, desnutrida e desidratada. O espaço que o menor se encontrava tinha menos de 2 metros quadrados e não continha nenhuma condição sanitária.
As investigações duraram cerca de dez dias pelo fato da residência da família ficar no ponto mais crítico da comunidade Gogó da Ema, considerada uma das mais violentas da cidade. O objetivo era permitir o resgate da criança sem colocar a vida dos outros moradores em risco.
O delegado à frente do caso, José Salomão Omena, afirma que pediu um exame de corpo de delito para atestar as gravidades das lesões. “Ainda não sabemos há quanto tempo ele estava nessas condições, mas, pela gravidade do quadro de desnutrição, acredito que não era uma situação recente. O menino era tratado como um bicho. O animal, ali naquele canil, era ele. O autista precisa de todo um acompanhamento social. Daquele jeito, só iria regredir”, pontuou.
As suspeitas, segundo o delegado, se mantiveram em silêncio durante o depoimento. Os vizinhos relataram que as mulheres justificaram que mantinham a criança naquela situação para evitar uma possível fuga.
O menino foi encaminhado ao hospital e está sendo acompanhando por uma equipe multidisciplinar. O estado da criança é considerado delicado.
Já as detidas responderão cárcere privado e tortura. As duas foram encaminhadas para o sistema prisional e aguardam a audiência de custódia. Elas não possuem antecedentes criminais.
*Com informações do G1 e O Globo