TRISTEZA

Criança de 4 anos morre de pneumonia em Anápolis

Natally Emanuelle esteve na UPA Pediátrica, mas foi levada para a Santa Casa, onde foi intubada, mas não resistiu

Uma criança de 4 anos morreu na madrugada de terça-feira (5), na Santa Casa de Anápolis, devido a uma pneumonia. Na segunda-feira (4), Natally Emanuelle esteve na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Pediátrica, mas foi levada para o hospital, onde foi intubada, mas não resistiu.

Em nota ao Mais Goiás, a UPA Pediátrica informou que a criança chegou à unidade às 2h14 de segunda-feira com queixa de vômito e fraqueza que já durava dois dias. Ela, então, passou por avaliações e reavaliações médicas, mas não retornou à sala de medicação. Às 17h45, a menina voltou à unidade em situação mais grave e foi encaminhada para a sala vermelha. Depois das 22h, ela foi levada, por meio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), para a Santa Casa de Anápolis.

Já a Santa Casa, também em nota ao portal, informou, que, quando Natally foi admitida, ela apresentava quadro de síndrome respiratória aguda grave e foi necessária a intubação, exames laboratoriais e radiológicos. Com isso, foi confirmado um quadro de septicemia de foco pulmonar (infecção nos pulmões, associada a maioria das vezes à bactéria), que evoluiu para um choque séptico. Às 3h de terça, a criança não resistiu e morreu em decorrência de pneumonia.

Natally era aluna do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Professora Helena Melazzo, no bairro Las Palmas. Pelas redes sociais, o CMEI lamentou a morte da criança. “Manifestamos nosso pesar pelo falecimento de Natally Emanuelle, aluna do Infantil IIIC. Neste momento de dor, pedimos a Deus que a ilumine e lhe conceda paz, e que conforte seus familiares para enfrentarem essa imensurável perda com força e serenidade.”

O Mais Goiás não conseguiu informações sobre enterro e velório.

Nota da UPA Pediátrica sobre Natally

“N.E.S.O, 4 anos, deu entrada na unidade na data 04/11/24 às 02h14 da madrugada, com queixa de vômito e astenia há 02 dias. Após avaliação médica, paciente foi encaminhada para sala de medicação. Às 03h 01 paciente é encaminhado para reavaliação médica. Plantonista reavalia, e mediante quadro clínico, prescreve nova medicação. Contudo, paciente não retorna à sala de medicação.

Às 17:45 paciente retorna a unidade apresentando dessaturação e taquicardia, sendo encaminhada imediatamente para a sala vermelha, e inserida na regulação, para busca de vaga em unidade hospitalar, com HD de pneumonia, vaga liberada na SCA às 21h18. Encaminhada ,via SAMU, para SCA às 22h25.”

Nota da Santa Casa de Anápolis

A Santa Casa informa que no dia 04 de novembro de 2024, às 22h, foi admitida a paciente Natally Emanuelle, de 4 anos, que apresentava um quadro de síndrome respiratória aguda grave, mantendo suplementação de oxigenoterapia com alta litragem.

Durante a internação, foi necessário a realização de intubação, bem como exames laboratoriais e radiológicos, que confirmou a presença de um quadro de septicemia de foco pulmonar, que Infelizmente evoluiu para choque séptico, e que apesar das intervenções realizadas, veio a óbito por volta das 03h da manhã do dia seguinte.

Expressamos nossos sinceros sentimentos à família e aos amigos de Natally neste momento de dor e perda. Sabemos que a perda de uma criança é uma das maiores tragédias que uma família pode enfrentar, e queremos expressar nossa solidariedade e apoio.”