Criança é presa em ‘gaiola’ em creche no interior de SP
A funcionária suspeita de prender o menino foi afastada
O prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga (Republicanos), afastou a funcionária de uma creche da cidade que manteve uma criança presa em uma espécie de gaiola. O caso ocorreu no dia 25 de maio, no Centro de Educação Infantil (CEI) 7, mas só foi revelado nesta semana.
— Eu estou nesse exato momento determinando à Secretaria da Educação que remova essa servidora do local de trabalho dela imediatamente até que se conclua a apuração dos fatos. Estaremos acompanhando passo a passo o desenrolar desse caso — disse o prefeito, em um vídeo publicado em suas redes sociais.
Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o momento em que a criança já está presa dentro de uma espécie de gaiola, chorando muito. Em seguida, é possível ver uma imagem feita por outro ângulo, com a criança ainda aos prantos e pedindo pela mãe.
Logo depois, a criança já aparece fora da “gaiola”, um pouco mais calma, mas ainda chorando e pedindo pela mãe. Nesse momento, uma mulher surge na imagem e conversa rapidamente com a criança, estende a mão a ele. Os dois deixam o local em seguida.
Advogado da família da criança, Rodrigo Rollo afirmou ao g1 que, no dia do ocorrido, a mãe teria sido abordada pela diretora e por um funcionário da Secretaria de Educação, que relataram a situação, mas se negaram a apresentar as imagens.
— Todas as medidas respeitantes ao caso já estão sendo tomadas para evitar que outras crianças também possam passar pelo mesmo tipo de situação constrangedora e infeliz — disse Rollo.
O Ministério Público de São Paulo (MPSP) solicitou à secretaria de Educação de Sorocaba deu dez dias para que se “esclareça estas situações e outras apuradas pelo órgão”.