AÇÃO SOCIAL

Crianças em situação de vulnerabilidade ganham 800 brinquedos feitos por detentos, em Goiás

Os 800 brinquedos artesanais confeccionados por detentos do complexo prisional de Aparecida de Goiânia foram…

Os 800 brinquedos artesanais confeccionados por detentos do complexo prisional de Aparecida de Goiânia foram doados para a Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) e serão entregues para crianças em situação de vulnerabilidade social do Estado. A doação foi recebida na segunda-feira (17) e é parte de um projeto de capacitação em marcenaria para os detentos.

Os brinquedos possuem uma durabilidade maior já que os caminhões, fogões e mesinhas com bancos foram feitos com paletes que seriam descartados em aterros sanitários. Além da reciclagem, a criatividade dos detentos no ramo da marcenaria é explorada, o que auxilia na ressocialização e ingresso no mercado de trabalho.

800 brinquedos confeccionados por detentos serão entregues a crianças de baixa renda (Foto: Divulgação – Governo de Goiás)

De acordo com o Diretor Geral de Administração Penitenciária de Goiás (DGAP), Josimar Pires, a iniciativa tem capacidade para produzir até 200 brinquedos por mês e já distribuiu mais de 5 mil peças para crianças de todos os munícipios goianos.

A OVG ressalta que a parceria com a DGAP também resulta na confecção de parte dos enxovais para bebês que são distribuídos para mães em situação de vulnerabilidade. As peças são feitas por detentas da Unidade Prisional Feminina de Araçú, região noroeste de Goiás, que se tornam capacitadas para atuar como costureiras profissionais.

LEIA MAIS

Jovem é preso, prova inocência e morre no dia em que seria solto da prisão, no TO

Presídio do Rio promove concurso de beleza entre detentas; veja fotos

Defensoria vistoria presídio após denúncias de violação de direitos humanos em Alexânia

*Jeice Oliveira compõe programa de estágio do Mais Goiás sob supervisão de Alexandre Bittencourt