PEÇA PUBLICITÁRIA

Crise Americanas: Empresa diz que funcionários não serão afetados e promete acelerar planos para a Páscoa

Segundo companhia, lojas estão com 'prateleiras cheias' e financiamento feito pelos acionistas de referência vão ajudar a manter o curso dos negócios

Justiça determina retomada de perícia nos e-mails do comando da Americanas, em vitória do Bradesco (Foto: Reprodução)

Em crise há exatamente um mês, a Americanas publicou hoje, por meio de peça publicitária, uma carta aberta assinada pelo presidente interino João Guerra aos chamados “amigos da Americanas”. No anúncio, publicado no jornal Folha de São Paulo, a empresa tece agradecimentos a clientes, sellers, funcionários e reafirma compromissos com sindicatos. A Americanas diz que funcionários não serão afetados pela crise e promete ainda acelerar planos para a Páscoa, uma das datas mais importantes para a varejista.

A peça publicitária publicada neste sábado ocorre há exatos 31 dias desde que foi descoberto o rombo contábil na companhia, num esforço de gestão de crise por parte da varejista para fortalecer seu relacionamento com os consumidores.

Segundo a empresa, “as lojas seguem abertas e com prateleiras cheias. As entregas, garantidas. Protegemos nosso maior aliado e amigo de toda hora: o cliente”, diz a cart

‘Prateleiras cheias’ e planos para Páscoa

Na carta, a varejista pondera que “provavelmente será um empresa diferente” ao fim do caminho iniciado. Mas busca tranquilizar os stakeholders dizendo que continuará “cuidando de todas as nossas pessoas que fizeram e farão parte da Americanas”.

“Quero reafirmar aqui um compromisso que já assumimos em outras oportunidades: salários, benefícios e direitos são a prioridade da administração. Tudo segue e seguirá exatamente como contratado”, informou o presidente.

A Americanas cita ainda que continua cumprindo com os repasses quinzenais aos sellers (vendedores da plataforma de marketplace), e reforçou o anúncio de um projeto piloto para pagamento semanal aos lojistas pelas vendas. E lembra que a aprovação de um financiamento DIP de R$ 1 bilhão feito pelos acionistas de referência vão ajudar a manter seu fluxo de caixa e reforçar sua liquidez.

Redes turbinadas

O executivo, João Guerra, agradeceu por ter recebido “carinho” dos clientes como resposta à crise e exalta o número de seguidores conquistados após o anúncio do rombo. Segundo ele, as redes sociais da Americanas ganharam 100 mil seguidores no período, totalizando 13 milhões somente no Instagram.

A carta do CEO também dá explicações ao leitor sobre como a varejista tem gerido a crise interna, citando a chegada da consultoria global Rothschild para tratar do acordo com os bancos; o trabalho da consultoria Alvarez & Marsal para condução do processo de recuperação judicial e um “comitê independente” para apuração dos fatos.