Após prefeitura cancelar carnaval, setor hoteleiro une esforços para garantir festa em Pirenópolis
Blocos de rua e tradicionais marchinhas estão mantidas, garante Associação de Hotéis
Após o cancelamento das festas de carnaval tradicionalmente promovidas pela prefeitura de Pirenópolis, empresários do setor do turismo da cidade uniram esforços para garantir a realização dos festejos. O objetivo será valorizar a cultura local, os artistas e os blocos da cidade.
“Os blocos que sempre existiram vão sair. Estamos nos organizando para fazermos uma festa linda, um carnaval cultural”, afirma Irene Alves, representante da regional goiana da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Pirenópolis. A programação completa ainda será divulgada.
O carnaval em Pirenópolis é conhecido por ser uma folia à moda antiga, com desfile de blocos de rua, marchinhas tradicionais e concurso de fantasias. Os foliões também aproveitam o feriado para curtir as opções de lazer locais, como bares e restaurantes, além das belezas naturais, como as trilhas e cachoeiras nos arredores do município.
Economia
No início da semana, a prefeitura de Pirenópolis anunciou que não promoverá festividades para o feriado na cidade. Em nota, o prefeito do município, João Batista Cabral (DEM), argumentou que o corte seria uma forma de economia, já que a contratação de atrações musicais e outros serviços demandaria um gasto em torno de R$ 100 mil.
A decisão da prefeitura dividiu os moradores: enquanto alguns comemoraram o corte nos gastos em um momento de crise, outros se preocuparam com o impacto que a decisão teria em atrair turistas para o feriado na cidade.
Apesar da preocupação, a ABIH acredita que a ocupação do setor hoteleiro deve atingir 100%, assim como nos anos anteriores. “Recebemos ligações de alguns hóspedes visitantes questionando em relação ao carnaval, mas somente para se posicionarem”, explica Irene Alves. Dono de uma pousada local, José Amraílio Passatuto Rocha compartilha dessa opinião: “acredito que não teremos problemas e hoje não tenho essa preocupação.”
Mesmo sem promover a festa, a prefeitura de Pirenópolis garantiu à ABIH o apoio para limpeza, policiamento, organização do trânsito e proteção do patrimônio da cidade.