Cristo Redentor e Obelisco do Ibirapuera são iluminados em verde no Dia Nacional do Cerrado
Ação tem o objetivo de chamar a atenção para a destruição acelerada do bioma
Nesta quarta-feira (11), o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, e o Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo, serão iluminados em verde para marcar o Dia Nacional do Cerrado. A ação faz parte da iniciativa “Sou Cerrado”, que conta com o apoio de organizações como o Instituto Chico Mendes, WWF-Brasil e Instituto Alok, com o objetivo de chamar a atenção para a destruição acelerada do bioma.
De acordo com o relatório anual de desmatamento do MapBiomas, o Cerrado é o bioma mais devastado do Brasil, responsável por 61% do desmatamento nacional, ultrapassando a Amazônia. A campanha busca conscientizar a população sobre a importância do Cerrado, conhecido como “berço das águas”, já que grande parte dos rios brasileiros nasce nessa região. Uma pesquisa recente revelou que 70% dos brasileiros desconhecem essa informação, e 30% sequer sabem que há água no bioma.
A iluminação dos dois cartões-postais brasileiros ocorrerá das 19h às 20h no Cristo Redentor e das 19h30 às 20h30 no Obelisco do Ibirapuera. A cor verde simboliza o pedido de socorro pelo bioma, cuja vegetação nativa está desaparecendo rapidamente. A coordenadora de comunicação do projeto “Sou Cerrado”, Laura Bergamo, ressaltou a urgência da preservação: “O Cerrado é o coração do Brasil e precisa ocupar o coração dos brasileiros.”
A iniciativa também oferece uma plataforma onde os brasileiros podem colaborar com ONGs que atuam na preservação do bioma, como a Rede Contra Fogo, Fundação Mais Cerrado e Movimento Lixo Zero. A campanha espera mobilizar a sociedade e promover a conscientização para frear o desmatamento e proteger as nascentes de água do Cerrado.