Cristovam defende eleições antecipadas para superar crise
Senador avaliou que revelações envolvendo Romero Jucá revela o esgotamento do atual modelo de presidencialismo
O senador Cristovam Buarque (PPS-DF) sugeriu a realização de eleições presidenciais antecipadas como forma de superar a crise política e buscar uma saída para os “momentos difíceis” que esperam o Brasil nos próximos meses. Ele avaliou que as revelações envolvendo o ministro do Planejamento, Romero Jucá, são, para a classe política, uma “surpresa esperada” que revela o esgotamento do modelo de presidencialismo de coalizão.
Cristovam disse que o caso respinga no presidente interino Michel Temer, que, conforme sublinhou, tem em seu ministério nomes supostamente envolvidos na Operação Lava Jato. “O fato de hoje pode ajudar a apressar um encontro mais radical daquilo que a gente precisa: um grande encontro nacional, e, ao meu ver, um caminho é a eleição direta antecipada.”
Cristovam Buarque disse que a presidente afastada Dilma Rousseff perdeu a oportunidade de apresentar mais cedo a proposta de antecipação das eleições presidenciais, mas, para ele, Michel Temer poderia tomar essa iniciativa. Para o senador, o pleito antecipado consistiria em alívio na atual situação de “tragédia”, e o país não pode ficar muito tempo com dois presidentes da República e dois presidentes da Câmara dos Deputados. (Com informações da Agência Senado)