CVV inicia campanha do Setembro Amarelo com simpósio online e gratuito sobre prevenção do suicídio
O CVV (Centro de Valorização da Vida) inicia a campanha do Setembro Amarelo deste ano, a segunda durante a pandemia…
O CVV (Centro de Valorização da Vida) inicia a campanha do Setembro Amarelo deste ano, a segunda durante a pandemia da Covid-19, com o XI Simpósio Internacional de Prevenção do Suicídio.
O evento é gratuito e ocorre de forma online pelo canal no YouTube do CVV, de segunda (23) a quinta-feira (26), das 19h às 21h. Para participar, é preciso fazer inscrição na plataforma Sympla.
O tema do primeiro encontro, na segunda-feira, é “Família – Intenso Convívio Familiar na Pandemia” e será debatido pela coordenadora do Naamu (Núcleo de Atendimento e Acolhimento à Mulher) Andreia Melo, pela psicóloga Anita Bacellar, pelo psiquiatra Arthur Guerra e pelo maestro e educador Márcio Faria. A mediação será feita por André Lorenzetti, jornalista e assessor do CVV.
Na terça-feira, o bate-papo será sobre “Educação – Novo Modelo de Ensino e Aprendizagem” com a participação da psicóloga Nara Côrtes Andrade, da professora Iraides Nunes dos Santos e do fundador da ONG Doutores da Alegria Wellington Nogueira. A mediação ficará por conta do psiquiatra Rodrigo Gasparini.
Com o tópico “Trabalho – Desafios e Estratégias em Busca do Acolhimento e da Saúde Emocional”, a conversa de quarta terá a presença da psiquiatra Alexandrina Meleiro, do médico Danilo Satanzani, da enfermeira Josileide Bezerra, da psicóloga Adriana Dornellas, com mediação do jornalista Pedro Melo.
Na última transmissão, na quinta-feira, o conselheiro Will Hall, o psiquiatra Fernando Fernandes, a neuropediatra Ana Rosa Airão e a assistente social Olgair Marques, com a mediação do jornalista Carlos Abranches, falam sobre “Resiliência – A Arte de Superar Desafios”.
O Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio. O movimento foi criado no Brasil, em 2015, por iniciativa do CVV, do CFM (Conselho Federal de Medicina) e da ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria). Este mês foi escolhido porque é nele que ocorre o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, em 10 de setembro, criado em 2003 pela OMS (Organização Mundial da Saúde), pela Associação Internacional para Prevenção de Suicídio e pela Federação Mundial para Saúde Mental.
Segundo o Ministério da Saúde, o mais recente boletim epidemiológico de tentativas e óbitos por suicídio aponta que, em 2018, foram registradas 13.463 mortes por suicídio no Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) em todo o Brasil. De 2009 a 2018, 115.072 pessoas cometeram suicídio no país.
O QUE É O CVV
O CVV (Centro de Valorização da Vida) foi fundado em São Paulo, em 1962. É uma associação civil sem fins lucrativos e reconhecida como de Utilidade Pública Federal desde 1973.
O centro presta serviço voluntário e gratuito de apoio emocional e prevenção do suicídio para todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo e anonimato.
A número telefônico 188 começou a funcionar no Rio Grande do Sul e, em setembro de 2017, iniciou sua expansão para todo o Brasil, sendo concluída em junho de 2018, atingindo todos os estados.
Os contatos com o CVV são feitos por telefone pelo número 188 (atendimento 24 horas e sem custo de ligação), pessoalmente (nos 110 postos de atendimento espalhados pelo país) ou pelo site cvv.org.br, por chat e email. Nesses canais, são realizados mais de 3 milhões de atendimentos anuais, por aproximadamente 4.000 voluntários em todo o país.
Além dos atendimentos, o CVV também mantém o Hospital Francisca Julia, que atende pessoas com transtornos mentais e dependência química em São José dos Campos, no interior de São Paulo.
COMO ENTRAR EM CONTATO COM O CVV
Por telefone
Ligue para 188 a qualquer momento. O atendimento é 24 horas, gratuito e garante anonimato e sigilo absoluto
Por email
Acesse cvv.org.br/e-mail, preencha os campos com seu nome, email e mensagem, e um voluntário responderá assim que possível
Por chat
Para iniciar a conversa, acesse cvv.org.br/chat e clique no link indicado. O atendimento acontece de segunda a quinta, das 9h à 1h, às sextas, das 15h às 23h, aos sábados, das 16h à 1h, e aos domingos, das 17h à 1h
Atendimento pessoal
O atendimento pessoal está temporariamente suspenso devido à pandemia da novo coronavírus. No entanto, quando for seguro, você poderá conversar pessoalmente com um voluntário do CVV nos postos de atendimento. Acesse cvv.org.br/postos-de-atendimento e procure o endereço mais próximo. Também é possível enviar uma carta, que será respondida por um voluntário
XI Simpósio Internacional de Prevenção do Suicídio
Quando de segunda (23) a quinta-feira (26), das 19h às 21h
Onde no canal do CVV no YouTube
Inscrições gratuitas, pela plataforma Sympla