eleições

Datafolha: Lula lidera entre mulheres, mas empata com Bolsonaro entre homens no 2º turno

A primeira pesquisa Datafolha de segundo turno destas eleições mostra que Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera entre as…

A primeira pesquisa Datafolha de segundo turno destas eleições mostra que Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera entre as mulheres nas intenções de voto, mas empata com Jair Bolsonaro (PL) entre homens.

O petista tem 50% do eleitorado feminino, contra 41% do adversário —outras 7% pretendem votar em branco ou anular e 2% estão indecisas. No público masculino, ambos marcam 47%, além dos 5% que dizem não escolher nenhum dos dois e mais 2% que ainda não sabem.

A margem de erro do levantamento —que ouviu 2.884 pessoas de quarta (5) até esta sexta (7)— é de dois pontos percentuais no total, mas sobe para três pontos nos recortes por sexo. As mulheres representam 52% do eleitorado e os homens, 48%.

Abaixo, veja o desempenho dos adversários nos dois grupos nas respostas estimuladas, ou seja, em que os nomes dos candidatos são lidos ao entrevistado. A pesquisa foi contratada pela Folha e pela TV Globo e está registrada na Justiça Eleitoral sob o número BR-02012/2022.

As sondagens de segundo turno não são comparáveis às de primeiro turno.

Lula lidera entre negros, e Bolsonaro, entre brancos

A pesquisa Datafolha apontou ainda que Lula está à frente entre eleitores que se declaram negros, enquanto Jair Bolsonaro (PL) lidera nas intenções de voto de brancos.

O petista tem 49% contra 43% do adversário entre pardos, no limite da margem de erro para esse grupo, que é de três pontos percentuais. A vantagem se alarga entre pretos, passando para 57% a 35%, sendo que a margem cresce para cinco pontos.

Já o presidente marca 50% a 43% de Lula entre o eleitorado branco, portanto acima das margens de três pontos. Os indecisos são 2% entre brancos e pardos e 1% entre pretos, sem contar os que pretendem anular ou votar em branco.

O levantamento ouviu 2.884 pessoas de quarta (5) até esta sexta (7). No Brasil, 40% do eleitorado se declara pardo, 35%, branco, e 16%, preto, segundo o Datafolha. Amarelos e indígenas não foram incluídos porque as bases de dados são muito pequenas.

+ Bolsonaro associa analfabetismo no Nordeste a vitória de Lula na região