ELEIÇÕES

Debate da Globo: Lula pode levar Janones ao estúdio para irritar Bolsonaro

No primeiro debate do segundo turno, na Bandeirantes, os assessores de Jair Bolsonaro tinham uma preocupação inconfessada:…

No primeiro debate do segundo turno, na Bandeirantes, os assessores de Jair Bolsonaro tinham uma preocupação inconfessada: a de que Lula tivesse na manga alguma “arma secreta” pata irritá-lo, assim como ele, que estava levando Sergio Moro.

Na ocasião, já se falava que, se Lula quisesse irritar mesmo Bolsonaro, levaria André Janones para ficar no estúdio. Nos bastidores, os bolsonaristas reconhecem que Janones os tira do sério com sua postagens contra o presidente e seus ministros, algumas delas carregadas de fake news.

No ocasião, porém, Lula não levou Janones. Desde então, o time de Lula percebeu o efeito que as postagens do deputado do Avante causa no bolsonarismo. Por isso, agora estuda leva-lo para o debate desta noite, segundo o próprio Janones anunciou nas redes sociais nesta manhã.

O que ainda não se sabe é se Janones ficará lá dentro do estudio, cara a cara com Bolsonaro, onde é permitida a presença de três assessores de cada candidato, ou em uma sala reservada onde ficam os outros sete convidados. Ao todo, cada presidenciável pode levar dez pessoas.

Foi uma dessas postagens, em que Janones que dizia que Roberto Jefferson era coordenador de campanha de Jair Bolsonaro, que levou o presidente da República a derrapar em uma live no último domingo, ao falar sobre os ataques a granada e tiros de fuzil do ex-deputado do PTB contra policiais federais.

“Não tem uma foto dele comigo. Não tem nada”, disse Bolsonaro na live, ao negar que Jefferson fosse de fato coordenador de campanha. num diálogo com o ministro das Comunicações, Fábio Faria. Imediatamente, surgiram fotos do presidente com o aliado em diversas ocasiões.

Janones também entrou em uma confusão no primeiro debate da Band, ainda no primeiro turno, ao trocar provocações, gritos e ameaças com o ex-ministro de Bolsonaro e deputado eleito Ricardo Salles, nos bastidores do estúdio.

O objetivo de Lula ao levar Janones ao debate é o mesmo de Bolsonaro ao levar Sergio Moro, que também estará no estúdio: constranger e desestabilizar o adversário.

Se conseguir produzir no debate o mesmo efeito que obtem nas redes, Janones pode acabar ajudando Lula.

Nas conversas em Brasília com aliados e até ministros do TSE, os bolsonaristas tem se queixado do comportamento do deputado mineiro, reclamando estar sendo vítimas de uma campanha de difamação.

Contudo, eles não tem recebido boa acolhida. De pelo menos um dos ministros a quem se queixou, um coordenador de campanha de Bolsonaro ouviu uma resposta irônica. “Muito me espanta que logo vocês estejam reclamando de fake news.”