Decreto libera cultos e missas diários com 50% de lotação em Goiânia
Restrição de horário e dia foi eliminada, mas igrejas devem obedecer limitação de público e praticar regras sanitárias
A Prefeitura de Goiânia liberou, na noite de segunda-feira (19), a realização de celebrações religiosas em qualquer dia da semana na capital. Medida vale a partir desta terça-feira (20) e se aplica com a redução de 50% da capacidade de pessoas sentadas nas igrejas ou quaisquer outros locais em que sejam realizadas missas, cultos e reuniões coletivas das organizações religiosas.
Em março, as atividades religiosas presenciais em igrejas foram suspensas por conta da pandemia da covid-19. Em maio, no entanto, as celebrações foram autorizadas com restrição de dias e horários. À época, os cultos só podiam ser realizados uma vez por semana. Em junho, houve nova flexibilização e as celebrações passaram de uma vez na semana para duas, sendo que uma delas tinha de ocorrer, obrigatoriamente, aos domingos.
Com o decreto publicado na segunda-feira (19), porém, a restrição de horário de funcionamento foi eliminada. A partir de agora as organizações religiosas podem realizar atividades em qualquer dia da semana, desde que obedeçam o limite de 50% da capacidade total do lugar.
Além disso, as igrejas e templos precisam seguir protocolos de segurança para a preservação da saúde dos fiéis. Os locais têm de aferir a temperatura de quem estiver presente, bem como higienizar o ambiente constantemente. O uso de máscara de proteção é obrigatório, assim como de produtos de higienização das mãos e calçados em todas as entradas.
Segundo o decreto, o relaxamento ocorre por conta da diminuição de índices de casos e óbitos na cidade. As flexibilizações, no entanto, podem ser revistas caso o cenário epidemiológico mude.