ADVOGADO

Defesa de acusado no caso Valério pede que júri desconsidere influência da imprensa

Ricardo Naves este julgamento tem um significado profundo, de muita responsabilidade

Defesa de acusado no caso Valério pede que júri desconsidere influência da imprensa (Foto: Jucimar de Sousa - Mais Goiás)

Advogado de Maurício Sampaio no caso Valério Luiz, Ricardo Naves iniciou a fala da defesa ao júri (debates), por volta das 13h10 desta quarta-feira (9). Ao conselho de sentença, ele afirmou que eles precisam se desvencilhar de toda a influência de mais de 10 anos, especialmente da mídia, da imprensa, pois nenhum jornalista com quem ele falou leu “uma linha” do processo.

Ainda segundo ele, este julgamento tem um significado profundo, de muita responsabilidade. Para ele, o tempo foi curto em relação ao volume do processo. “[Mas] O conselho de sentença tem instrumento para inibir qualquer manobra.”

Naves também criticou a denúncia por meio de “carta apócrifa”, que foi usada, segundo ele, como prova absoluta. “Não pode abandonar outros caminhos.”

Antes, ainda no começo, ele se dirigiu a Valério Filho, filho da vítima, e disse que nunca teve a intenção de conduzir a defesa com qualquer outro propósito que não fosse buscar o esclarecimento da maneira mais ética possível.

Ao todo, cinco são os acusados pela morte do radialista Valério Luiz: Maurício Sampaio, Ademá Figueiredo Aguiar Filho, Urbano de Carvalho Malta, Djalma Gomes da Silva e Marcus Vinícius Pereira Xavier. Ele foi morto a tiros em 5 de julho de 2012.

O crime teria ocorrido por críticas constantes do jornalista à diretoria do Atlético Goianiense. Sampaio, que era vice-presidente, é acusado de ser o mandante. Ademá seria o executor, conforme a denúncia.

LEIA MAIS:

Júri: Promotoria exibe vídeo que teria causado a morte do radialista Valério Luiz; assista