Delegacia de Homicídios no RJ fica sem internet após furto de cabos
Visivelmente abalada, uma família resolvia burocracias na Delegacia de Homicídios da Capital, na Barra da…
Visivelmente abalada, uma família resolvia burocracias na Delegacia de Homicídios da Capital, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro (RJ), na última segunda-feira (26). Em situações normais, segundo um policial de plantão, o prazo para a solução do que foi requisitado é de até cinco dias, e o solicitante deveria ligar para a especializada para acompanhar o andamento. No entanto, logo depois de avisar, o agente se corrige: não é possível ligar para a DH porque ela estava sem internet e telefone há cerca de uma semana por conta do furto de cabos de fibra ótica no entorno.
De acordo com o policial, apenas o telefone do plantão da delegacia, que recebe os chamados da Polícia Militar para as ocorrências de homicídios, continuava operando. As outras linhas telefônicas e a conexão de internet da especializada pararam de funcionar.
— Isso prejudica muito o nosso trabalho, a gente acaba perdendo prazos. Ficamos perdendo tempo justificando prazo perdido em vez de trabalhar — disse o agente, sem se identificar.
O titular da DH, o delegado Moyses Santanna, que assumiu a delegacia em setembro, negou a demora para a solução do problema:
— A gente teve esse problema, mas no mesmo dia foi resolvido pela Oi. E não sabemos ainda se foi de fato causado por furto.
Em nota, a Polícia Civil afirmou que a delegacia ficou apenas um dia sem telefone “por conta de um problema técnico, o que já foi resolvido”.
Também por nota, a Oi relatou que, “diante de problemas relacionados à segurança pública, tem enfrentado, de forma recorrente, dificuldades para manter o funcionamento dos seus serviços de telefonia e internet em algumas regiões do Estado do Rio de Janeiro. Em virtude da ação de criminosos, a empresa vem sendo recorrentemente vítima de furtos e vandalismo na sua infraestrutura de telecomunicações”. A companhia afirmou ainda que “”vai atuar na área citada pela reportagem para restabelecer os serviços o mais brevemente possível”.