HABEAS CORPUS

Deolane deixa prisão nesta tarde; saiba o que regras ela deverá seguir

Ela e outros 17 investigados foram beneficiados com a liberdade provisória

A influenciadora Deolane Bezerra deixou o presídio de Buíque, em Pernambuco, no começo desta tarde de terça-feira (24). Ela foi presa inicialmente em 4 de setembro e chegou a ser solta, mas foi detida novamente após descumprir medidas judiciais. Na noite de segunda-feira (23), o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) decidiu pela soltura dela e outros investigados pela Operação Integration.

O desembargador Eduardo Guilliod Maranhão, que é relator do caso, concedeu o habeas corpus. Ela e outros 17 investigados beneficiados com a liberdade provisória devem cumprir as seguintes regras:

  • Não podem mudar de endereço sem prévia autorização judicial;
  • Não podem se ausentar da comarca onde residem sem prévia autorização judicial;
  • Não podem praticar outra infração penal dolosa;
  • Devem comparecer em até 24 horas, pessoalmente, no Juízo da 12ª Vara Criminal da Capital, para assinatura de Termo de Compromisso, para tomar ciência de todas as medidas cautelares e informar endereço atualizado.

Além disso, eles estão proibidos de frequentar empresas relacionadas à investigação e participar de decisão sobre a atividade econômica das mesmas. Também está vedado fazer publicidade ou citar qualquer plataforma de jogos.

A mãe de Deolane, Solange Alves, está presa na Colônia Penal Feminina do Recife. Ela também deve ser liberada nesta terça.

Prisão

Deolane e a mãe foram presas durante operação da Polícia Civil de Pernambuco contra uma organização criminosa voltada à prática de lavagem de dinheiro e jogos ilegais, em 4 de setembro. A ação também apreendeu bens de alto valor, como carros de luxo, imóveis, aeronaves e embarcações, e bloqueados ativos financeiros que somam R$ 2,1 bilhões.

Sobre a operação, ela começou em abril de 2023. A ação resultou na emissão de 19 mandados de prisão e 24 mandados de busca e apreensão, abrangendo diversas cidades, incluindo Recife, Campina Grande (PB), Barueri (SP), Cascavel (PR), Curitiba e Goiânia.

No dia 5, a Justiça tinha mantido a prisão preventiva de mãe e filha, após audiência de custódia. Deolane conseguiu, contudo, conseguiu um habeas corpus – por causa dos três filhos, especialmente a menina de 8 anos – e deixou a prisão em 9 de setembro, mas foi presa novamente no dia seguinte por falar com a imprensa e descumprir medida cautelar.

Ela estava detida na Colônia Feminina Penal de Buíque, em Pernambuco, desde o dia 10. Deolane teve dois habeas corpus negados, antes de ser liberada, nesta terça.