Com votação unâmine dos 36 parlamentares presentes em plenário, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Helder Valin (PSDB) foi indicado para o cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE). A votação aconteceu na tarde desta quarta-feira, 3. Durante as sessões desta tarde, os deputados apreciaram quatro projetos de lei em tramitação na Casa.
Dentre os projetos três foram aprovados em primeira votação e um outro em votação única e secreta. Foram dois projetos de autoria do Governo do Estado, um de autoria parlamentar, este referente a decreto legislativo, e um projeto da Mesa Diretora.
A indicação do deputado Helder Valin, através do decreto legislativo de nº 2.940/14, ocorreu durante a sessão extraordinária. A vaga surgiu com a aposentadoria do conselheiro Milton Alves. Durante o processo de votação, fizeram uso da palavra os deputados Mauro Rubem (PT), Henrique Arantes (PTB), Francisco Gedda (PTN), Linconl Tejota (PSD), Ademir Menezes (PSD), Humberto Aidar (PT), Francisco Júnior (PSD) e Frederico Nascimento (PSD). Helder Valin continua à frente da presidência da Assembleia Legislativa até que seja definida a data de sua posse no Tribunal de Contas do Estado.
Todos enalteceram o trabalho do parlamentar desenvolvido em toda sua trajetória política.
Estavam ausentes apenas os deputados Major Araújo (PRT), Talles Barreto (PTB), Luiz Carlos do Carmo (PMDB), Luis Cesar Bueno (PT) e Daniel Vilela (PMDB).
Na Comissão de Constituição, Justiça e Redação o processo foi relatado pelo deputado Bruno Peixoto (PMDB), que destacou, em seu parecer, a capacidade técnica do presidente Helder Valin.
Com esta indicação, mudanças ocorrem no Legislativo. A presidência da Casa passa a ser ocupada pelo atual 1º vice-presidente, deputado Helio de Sousa (DEM). Também abre vaga para mais um suplente da coligação PSDB/DEM, que é o ex-deputado Padre Ferreira.
Currículo
Presidente da Assembleia Legislativa, o deputado Helder Valin nasceu em Goiânia, onde se elegeu vereador por duas vezes – a primeira em 1992. Encontra-se em seu quarto mandato consecutivo de deputado, sempre com votação ascendente.
Em 1998, na primeira eleição para a Assembleia Legislativa, elegeu-se com 19.795 votos, e mais que dobrou seu desempenho eleitoral em 2010, quando somou 49.120 votos. É empresário, casado com Maria José da Silva Barbosa e tem dois filhos: Graziela e Helder Henrique. Está no seu segundo mandato à frente da presidência do Poder Legislativo.
Terceiro na linha de sucessão estadual, Helder Valin assumiu interinamente o Governo de Goiás de 10 a 12 de outubro de 2013, durante viagem do governador Marconi Perillo (PSDB) à Europa e do vice-governador José Eliton (PP) à América do Sul.
Títulos e homenagens
Helder Valin cursou Matemática pela Universidade Católica de Goiás (PUC-GO). Entre as homenagens que coleciona, destaque para as Medalhas de Grande Oficial do Mérito Anhanguera (2006) e da Medalha Tiradentes da Polícia Militar (2003).
O deputado também foi agraciado com o título de cidadão nos municípios de Aruanã, Israelândia, Araçu, Porteirão, Cachoeira Alta, Nova América e Silvânia, tendo sido homenageado com a Comenda do Mérito Mauro Borges Teixeira, concedida pela Secretaria Estadual da Fazenda (2010), além do Colar do Mérito Judiciário, concedido pelo Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (2010).
Trajetória política de sucesso
Na política partidária, Helder Valin é filiado ao PSDB desde 1999. Natural de Goiânia, presidiu a Assembleia Legislativa pela primeira vez de 1º de dezembro de 2009 a 31 de janeiro de 2011. À época, a eleição ocorreu em 15 de outubro de 2010 e ele foi eleito com os votos de todos os 40 deputados presentes.
Valin começou sua militância política como diretor da Associação de Moradores do Parque Oeste Industrial. Em 1992, lançou-se candidato à Câmara de Goiânia, conquistando uma cadeira. Quatro anos depois, foi reeleito.
Em 1998, candidatou-se à Assembleia Legislativa, sendo eleito com 19.795 votos. Em 2010, foi o deputado estadual mais votado, com 49.120 votos. De fevereiro de 2011 a outubro de 2012, ocupou a liderança do governador Marconi Perillo (PSDB), na Casa, função que havia exercido também na gestão anterior.
Em Goiânia, além dos dois mandato de vereador (1993/1996, eleito com 1.746 votos pelo PTR; 1997/1998, reeleito com 6.093 votos, pelo PSD), Helder Valin foi secretário da Câmara Municipal (1997/1998), presidente do diretório do Partido Progressista (1993/1994), presidente das Comissões de Finanças, Orçamento, Serviços e Obras públicas (2003/2004).