Os deputados federais elegem nesta quarta-feira, dia 13, o novo presidente da Câmara em sessão marcada para começar às 16h. Quem vencer a disputa cumprirá os sete meses restantes – até fevereiro de 2017 – do mandato do deputado afastado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que renunciou ao cargo na última quinta-feira (7).
Até agora, 14 candidatos se inscreveram, mas este número ainda pode aumentar, já que o prazo de registro de candidaturas só termina ao meio-dia. Os principais nomes do pleito são Rogério Rosso (PSD-DF), líder da bancada e representante do chamado centrão, grupo de partidos ligados a Cunha; Rodrigo Maia (DEM-RJ), que tenta o apoio do PSDB e PSB; e Marcelo Castro (PMDB-PI), ex-ministro da Saúde do Governo Dilma Rousseff e considerado um desafeto de Cunha. Até às 15h, uma hora antes da votação, os candidatos registrados podem cancelar sua participação.
A votação será secreta pelo sistema eletrônico. A ordem em que os nomes dos candidatos aparecerão na urna será sorteada às 13h. Cada candidato terá dez minutos para apresentar suas propostas.
Para ser eleito, o candidato precisa conseguir a maioria dos votos dos deputados presentes no primeiro turno. Se isso não ocorrer, haverá um segundo turno, que será disputado entre os dois mais bem votados. O segundo turno será aberto uma hora depois do encerramento da primeira votação, e cada candidato terá novamente 10 minutos para discursar.
Veja os candidatos:
Centrão
Rogério Rosso (PSD-DF)
Beto Mansur (PRB-SP)
Carlos Gaguim (PTN-TO)
Carlos Manato (SD-ES)
Cristiane Brasil (PTB-RJ)
Esperidião Amin (PP-SC)
Fausto Pinato (PP-SP)
Fernando Giacobo (PR-PR)
PMDB
Marcelo Castro (PI)
Fábio Ramalho (MG) – candidatura avulsa
DEM
Rodrigo Maia (RJ)
Independentes
Evair Vieira de Melo (PV-ES)
Luiza Erundina (PSOL-SP)
Miro Teixeira (Rede-RJ)