Detran-GO contabiliza mais de 200 parceiros que aderiram ao Maio Amarelo
Presidente Manoel Xavier faz balanço positivo da campanha e ressalta importância da conscientização para trânsito seguro
Consolidando mais uma iniciativa do projeto de modernização e inovação implementado pela atual gestão do Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO), o presidente Manoel Xavier Ferreira Filho encerra nesta quarta-feira (31) a campanha “Maio Amarelo” concretizando importantes parcerias firmadas no mês de conscientização para prevenção de acidentes de trânsito.
Instituições parceiras do Detran-GO na mobilização do movimento em Goiás, Sebrae e Ministério Público de Goiás mantiveram, de forma inédita, suas fachadas iluminadas pela cor amarela em alusão neste mês. O objetivo foi, por meio de uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil, colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos.
“Tivemos mais de 200 parceiros, entre CFCs, despachantes, igrejas, prefeituras, órgãos públicos, entidades de classe e empresas que estão nos auxiliando a multiplicar a mensagem de compartilhamento seguro e respeito mútuo nas vias. O Maio Amarelo foi um sucesso e merece atenção especial”, destacou Manoel Xavier.
Foram dezenas de ações realizadas tanto na Capital, quanto no interior do Estado, visando chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. O movimento Maio Amarelo ocorreu simultaneamente em trinta países.
A Caixa Econômica Federal em Goiânia também aderiu à iniciativa e realizou palestras direcionadas a seus colaboradores sobre a conscientização para um trânsito seguro. Além de iluminar a fachada do prédio de amarelo, a Caixa imprimiu a frase “Maio Amarelo #juntosporumtransitomaisseguro” nos extratos bancários.
O Centro de Reabilitação e Readaptação Doutor Henrique Santillo (Crer) também foi parceiro do Detran-GO nas ações do Maio Amarelo. Além das ações internas de prevenção a acidentes de trânsito o Crer instalou em sua fachada o laço amarelo, símbolo do movimento mundial de atenção à vida e pela redução de acidentes de trânsito.
O Hospital de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol) também manteve a fachada iluminada na cor amarela em alusão ao “Maio Amarelo”. A unidade de saúde foi uma das parceiras do Detran-GO na mobilização do movimento em Goiás e realizou ações para a população e para colaboradores e pacientes do hospital, como uma palestra educativa e uma blitz do programa Pare – Prevenção de Acidentes e Reeducação no Trânsito.
Interior
Diversos municípios realizaram uma série de atividades durante o mês de maio em apoio à campanha do Detran. Em Rio Verde, a Agência Municipal de Trânsito e a empresa Campeão Supermercados, além de outros 80 apoiadores locais, realizaram o 10º Passeio Eco Ciclístico Campeão. O evento contou com a participação de 600 ciclistas. Foram distribuídas camisetas, panfletos educativos e laços amarelo. Na oportunidade a AMT destacou a importância de respeitar as normas de trânsito e de preservar o meio ambiente.
A Superintendência Municipal de Trânsito de Mineiros também promoveu no município ações voltadas para conscientização dentro da programação do Maio Amarelo. No dia 23, a SMT e seus parceiros promoveram uma encenação de acidente no centro da cidade. A atividade chamou atraiu olhares de curiosos. Aproveitando a aglomeração, foram feitas abordagens educativas e oferecidos serviços como aferição de pressão arterial.
Além do interior, em Goiânia foram realizadas várias atividades para alertar a sociedade goiana à mudança no trânsito. As ações mobilizaram famílias e uniram arte e educação com a missão de sensibilizar o público para a importância do respeito às leis de trânsito.
Piquenique
No Parque Flamboyant, o Piquenique Amarelinho, promovido pela TV Serra Dourada em parceria com Detran-GO e Secretaria da Educação Cultura e Esporte (Seduce), atraiu famílias para discutir a temática trânsito de forma descontraída, estimulando a reflexão sobre o papel de cada um na luta pela redução do número de acidentes no trânsito.
Houve interação com artistas do Circo Lahetô, com perna de pau, malabares, monociclo, bambolê e palhaços. O público também apreciou o grupo de teatro Ciranda da Arte, que apresentou a peça “O dia em que as placas falaram”, que abordaram a importância do respeito às leis de trânsito para a segurança pessoal e a construção de um trânsito mais humanizado, onde ciclistas, motociclista e motoristas possam compartilhar as vias com segurança. O ponto alto do evento foi a apresentação dos mascotes da Educação para o Trânsito do Detran-GO, Os Educadinhos.
Caminhada
Em parceria com a TV Anhanguera, a Caminhada da Paz percorreu 3km buscando despertar na população goiana o alerta para a necessidade de mudar o comportamento no processo da mobilidade urbana, que faz parte da vida de todos os seres humanos, seja como motorista, motociclista, pedestre ou usuário do transporte coletivo. A ação contou com aferição de pressão, teste de acuidade visual, espaço kids, pit stop pet.