SEM DONO

Detran recolhe quase 90 veículos abandonados na rua em Itumbiara

Detran considera veículo abandonado se ele estiver no local há pelo menos 30 dias. Em 12 meses, foram removidos mais de mil veículos em Goiás

Uma ação do Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) removeu quase 90 veículos que estavam abandonados em ruas e calçadas em Itumbiara, na região sul do estado. Na cidade, dos dias 2 e 6 de dezembro, foram aplicados 21 autos de infração pelo abandono de carros e carcaças, o que é proibido.

Cerca de mil veículos recolhidos em 24 municípios

Em 12 meses a Patrulha Detran removeu cerca de mil veículos nas cidades de Goiânia, Silvânia, Crixás, Anápolis, Aparecida de Goiânia, Itumbiara, Uruaçu, Niquelândia, Mara Rosa, São Luiz do Norte, Alto Horizonte, Colinas do Sul, Campinorte, Nova Iguaçu, Itauçu, Inhumas, Jataí, Nazário, Anicuns, Americano do Brasil, Adelândia, Sanclerlândia, Buriti de Goiás e Valparaíso.

“Além dos objetivos prioritários de devolver os espaços públicos para o cidadão, o programa colabora com o urbanismo, a mobilidade, o meio ambiente e a segurança pública, pois parte dos veículos abandonados serve de esconderijo de produtos ilícitos”, ressaltou o presidente do Detran-GO.

Código de Trânsito prevê remoção de veículo abandonado

Conforme consta no Art. 279A da Lei 9.503 de 23 de setembro de 1.997, no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) que o veículo abandonado, deteriorado ou acidentado será removido para o depósito fixado pelo órgão ou entidade competente que, faz parte do Sistema Nacional de Trânsito, independentemente da existência de infração à legislação de trânsito, nos termos da regulamentação do Contran.

É considerado abandonado um automóvel que permaneça no mesmo local por mais de 30 dias e que apresente sinais de abandono. A ação que recolheu os veículos em Itumbiara e em outras cidades foi realizada por meio do programa Patrulha Detran. Mas, caso o cidadão identifique um veículo ou carcaça abandonada, pode entrar em contato pelo número 154, que o órgão enviará uma viatura caracterizada para avaliar a situação.

Risco de dengue

O presidente do Detran-GO, Delegado Waldir, lembrou que remover carros e carcaças abandonados em ruas e calçadas promove a limpeza dos espaços públicos, bem como contribui para acabar com a possibilidade do criadouro do mosquito Aedes aegypti, vetor de doenças como dengue, zika e chikungunya.

“A saúde pública também é uma preocupação do Detran e as carcaças e veículos abandonados, em razão das chuvas, podem se transformar em local propício para o mosquito se alastrar. Somos parceiros na luta contra a dengue. E o trabalho da Patrulha Detran não para”, afirmou Delegado Waldir.