Deve chover em Goiás neste ano menos do que choveu em 2019, diz metereologia
Em Goiânia é esperado 290 milímetros de chuva neste mês
A previsão do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas do Estado de Goiás (Cimehgo) mostra variabilidade de chuva durante dezembro, em Goiás.
Conforme André Amorim, gerente da Cimehgo, em Goiânia é esperado 290 milímetros de chuva neste mês, porém nos primeiros 15 dias está previsto apenas 120 milímetros. O gerente disse que, em comparação a dezembro do ano passado, as chuvas serão mais brandas em 2020. Ele disse ainda que assim como houve em novembro, haverá variabilidade em dezembro em todo estado.
O gerente disse que em novembro no centro e no norte de Goiás registrou-se mais chuva, ao contrário de Goiânia, que registrou chuvas mais fracas. André disse também que a capital registrou temperaturas mais altas, se comparado a novembro do ano passado. “No dia 30 de novembro do ano passado, às 17 horas, foi registrado 26ºC. Já no dia 30 de novembro deste ano, no mesmo horário, 30°C.
André explica que as temperaturas altas se dão devido ao fenômeno La niña, que afeta mais o Sul do Brasil e impede o avanço da frente fria no restante do país. Ele disse também que a falta de chuva faz com que o local fique mais quente.
Vale ressaltar também que o gerente disse que as temperaturas serão mais amenas neste fim de semana.
*Laylla Alves é integrante do programa de estágio do convênio entre Ciee e Mais Goiás, sob orientação de Hugo Oliveira