publicidade

Dia 6 do mês 9: ‘dia do sexo’ é celebrado nesta sexta-feira

Dia do Sexo nasceu de uma ideia da marca de preservativos Olla, que tentou incorporar data ao calendário naciona

Marca de preservativos Olla teve ideia do Dia do Sexo (Foto: Pixabay)

O dia 6 do mês 9, que juntos dá o número 69 (famosa posição sexual), foi a data escolhida pela marca de preservativos Olla para celebrar o ‘dia do sexo’. A sacada publicitária completa 16 anos em 2024.

O mote da campanha é “Se existe o Dia das Mães, o Dia dos Pais e o Dia das Crianças, por que não temos um Dia do Sexo?”. A ideia é a de mostrar que certas comemorações familiares só existem por conta do sexo, e por isso seria justo uma comemoração para a prática.

Em 2008, ano de lançamento da campanha, a Inaltex (companha da qual a Olla fazia parte) criou anúncios, vídeos, e-mail marketing, site e próprio e peças publicitárias para a internet. Tudo com o objetivo de incorporar o ‘Dia do Sexo’ à cultura do brasileiro e ao patrimônio imaterial do país.

Comunidades foram criadas no Orkut, rede social mais utilizada na época. Em entrevista recente ao portal UOL, o dono da agência que publicidade que assessorou a Olla afirmou que, se campanha fosse realizada hoje, com redes sociais mais consistentes, o alcance da campanha seria maior.

Chegou-se ao ponto de se produzir um abaixo -assinado para que fosse levado à Câmara dos Deputados para que a data entrasse no calendário oficial, mas a ideia não prosperou.

A data também ganhou o propósito de conscientizar a sociedade sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Atualmente, outras marcas utilizam do dia para promover serviços, como floriculturas, motéis, restaurantes, marcas de preservativos e outros negócios que envolvem o ramo sexual.