Dia 6 do mês 9: ‘dia do sexo’ é celebrado nesta sexta-feira
Dia do Sexo nasceu de uma ideia da marca de preservativos Olla, que tentou incorporar data ao calendário naciona
O dia 6 do mês 9, que juntos dá o número 69 (famosa posição sexual), foi a data escolhida pela marca de preservativos Olla para celebrar o ‘dia do sexo’. A sacada publicitária completa 16 anos em 2024.
O mote da campanha é “Se existe o Dia das Mães, o Dia dos Pais e o Dia das Crianças, por que não temos um Dia do Sexo?”. A ideia é a de mostrar que certas comemorações familiares só existem por conta do sexo, e por isso seria justo uma comemoração para a prática.
Em 2008, ano de lançamento da campanha, a Inaltex (companha da qual a Olla fazia parte) criou anúncios, vídeos, e-mail marketing, site e próprio e peças publicitárias para a internet. Tudo com o objetivo de incorporar o ‘Dia do Sexo’ à cultura do brasileiro e ao patrimônio imaterial do país.
Comunidades foram criadas no Orkut, rede social mais utilizada na época. Em entrevista recente ao portal UOL, o dono da agência que publicidade que assessorou a Olla afirmou que, se campanha fosse realizada hoje, com redes sociais mais consistentes, o alcance da campanha seria maior.
Chegou-se ao ponto de se produzir um abaixo -assinado para que fosse levado à Câmara dos Deputados para que a data entrasse no calendário oficial, mas a ideia não prosperou.
A data também ganhou o propósito de conscientizar a sociedade sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Atualmente, outras marcas utilizam do dia para promover serviços, como floriculturas, motéis, restaurantes, marcas de preservativos e outros negócios que envolvem o ramo sexual.