Quando desmontar a árvore de Natal? Entenda a tradição do Dia de Reis
A tradição cristã estabelece o dia 6 de janeiro, conhecido como o Dia de Reis, como o fim do ciclo natalino
O Natal é uma das festas mais celebradas no mundo cristão, marcada por enfeites, troca de presentes e tradições como a montagem da árvore de Natal. No entanto, quando chega o momento de desmontar a decoração, uma dúvida comum surge: qual é a data correta para dar fim ao clima natalino? A tradição cristã estabelece o dia 6 de janeiro, conhecido como o Dia de Reis, como o fim do ciclo natalino.
Significado do Dia de Reis
.sse dia marca a visita dos três Reis Magos – Belchior, Gaspar e Baltazar – ao menino Jesus em Belém. Segundo o relato bíblico, os Magos foram guiados pela estrela de Belém e trouxeram presentes simbólicos para o recém-nascido: ouro, incenso e mirra. O Dia de Reis também é conhecido como Epifania, momento que, para a Igreja Católica, simboliza a revelação de Cristo ao mundo, tornando-se, assim, o marco do encerramento das festividades natalinas.
Quando desmontar a árvore de Natal
Em muitos países, essa data é considerada como o momento de desmontar a árvore e guardar os enfeites, mantendo o respeito à tradição religiosa e cultural que circunda o Natal. O Dia de Reis encerra o período de celebrações, sendo o dia ideal para “despedir-se” do clima festivo. Essa prática está profundamente enraizada em diversas culturas, como na Espanha, onde as crianças recebem presentes dos Reis Magos, e no México, com a tradicional “Rosca de Reyes”, um pão doce em forma de coroa.
No entanto, para os cristãos, desmontar uma árvore antes do Dia de Reis não é considerado errado, visto que a tradição faz sentido para a família ou comunidade. Algumas pessoas, por questões de praticidade, optam por retirar os enfeites antes, especialmente devido ao retorno ao trabalho e à rotina. Por outro lado, outras optam manter a decoração até o dia 6 de janeiro para prolongar a sensação de festas.
Enquanto na tradição católica o Dia de Reis simboliza o fechamento das festividades, as religiões protestantes não possuem uma data fixa para desmontar a árvore de Natal. Nessas comunidades, o foco principal é o Natal e a Páscoa, sem a obrigação de seguir um calendário litúrgico para a retirada dos complementos.