Procon Goiás

Dia dos namorados: variação de preços de presentes pode chegar a 49%

Expectativa para a data neste ano é de queda de 8,5% nas vendas

 

O dia 12 de junho está chegando e, com isso, aqueles que não vão passar o Dia dos Namorados sozinhos começam a correria em busca do presente ideal. Para ajudar cada consumidor a fazer a melhor escolha, o Procon Goiás divulgou o resultado da pesquisa de possíveis presentes para o Dia dos Namorados deste ano e alerta que, para alguns produtos, a variação pode chegar a até 49% entre uma loja e outra.

As maiores diferenças encontradas estão entre os perfumes importados femininos. O Gabriela Sabatini, de 30 ml, por exemplo, pode custar de R$ 79,90 em uma loja a R$ 119,00 em outra, uma variação de 48,94%.

Já o Fantasy – Britney Spears, de 100 ml, pode ser encontrado de R$ 259,00 a até R$ 349,90. A variação é de 35,10%.

A alta variação existe também entre os perfumes masculinos. O Invictus, de 100 ml, tem o menor preço a R$ 441,00, enquanto o maior é de R$ 549,90, o que representa uma diferença de 19,9%.

Quem busca um presente ainda mais tradicional para a data também deve ficar atento quanto à diferença de preço para as flores. Um buquê de Rosas Tropicais com 12 unidades pode ser encontrado ao menor preço a R$ 90,00 e o maior a R$ 140,00, variação de 55,56%. Já no caso do vaso de Lírios, cujos preços variaram entre R$ 50,00 e R$ 70,00, a variação foi de 40,00%.

Aqueles que estiverem dispostos a gastar uma quantia mais expressiva no presente podem considerar, por exemplo, um celular Sansung S7 Tela 5,5 – 4gb cam 12. Nesse caso, a variação chega a 13,16%: de R$ 3.799,00 a R$ 4.299,00.

“As variações entre produtos de mesma marca e modelo não costuma ser muito grande”, afirma o gerente de gerente de Pesquisa e Cálculo do Procon Goiás, Gleidson Tomaz. “Mas quando citamos produtos do mesmo tipo, mas diferentes, os valores podem variar de R$ 99 a R$ 439, o que é bastante expressivo”, ressalta, citando o exemplo dos secadores de cabelo.

Queda das vendas

Apesar de o Dia dos Namorados normalmente se configurar a terceira melhor data para os lojistas, as projeções para este ano não são muito animadoras. Pelos cálculos do Procon Goiás, as vendas para este período devem ser a menor da série histórica, iniciada em 2004, com uma queda de 8,5%. Em comparação, o recuo no ano passado foi de 1,1%.

Por outro lado, a expectativa é que as vendas cresçam 12% no mercado eletrônico. “Isso se deve principalmente à facilidade da compra e de pesquisar diretamente pela internet, além da possibilidade de remeter diretamente para a pessoa que vai ser presenteada”, explica Gleidson.

Ele ressalta, porém, que os cuidados devem ser redobrados durante uma compra virtual. “Tem que observar principalmente o valor do frete. Em muitos casos ele aparece somente no final da compra e a pessoa, sem prestar atenção, acaba pagando mais que na loja fisica”, ressalta. 

Para garantir a segurança da compra, o gerente pontua que é importante imprimir cada tela do processo de compra, o que poderá ajudar em um eventual procedimento que venha ser aberto no Procon, e observar se o endereço eletrônico da loja começa com “https” e possui o símbolo de um cadeado fechado ao lado. Estes sinais demonstram que o site é confiável e minimizam a possibilidade de fraudes.

Conheça alguns de seus direitos e obrigações nas relações de consumo

Troca de presentes: Sempre avalie a possibilidade de troca de peças do vestuário, calçados, etc, por motivo de gosto (tamanho, cor, etc), antes mesmo de finalizar a compra. O fornecedor não é obrigado a trocar o produto por ete motivo. Caso seja firmado esse acordo, o fornecedor deve cumprir de acordo com o prazo pré-estabelecido;

Formas de pagamento: cheque ou cartão: As empresas não são obrigadas a aceitarem cheques ou cartão como forma de pagamento, porém, ao dar essa opção de pagamento não poderá haver restrições como tempo mínimo de abertura de conta corrente ou valor mínimo para aceitação do cartão. São práticas abusivas e devem ser denunciadas.

Teste do produto antes da compra: Sempre que possível, no caso de eletroeletrônicos, peça para que seja feito o teste do produto ainda dentro da loja. Saiba que ao chegar em casa e o produto apresentar algum problema, este deverá ser encaminhado à assistência técnica que terá um prazo de ate 30 dias para solucionar o problema.