Dilma abre vantagem e tem 54% dos votos válidos; Aécio registra 46%, aponta Ibope
Candidata do PT passa a liderar isoladamente a disputa do 2º turno pela primeira vez, enquanto tucano perde 5 pontos em uma semana
//
A nova pesquisa Ibope/Estado/TV Globo mostra, pela primeira vez no 2.º turno, a candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, liderando sozinha a corrida eleitoral. Ela aparece com 54% dos votos válidos contra 46% do candidato do PSDB, Aécio Neves. A diferença de oito pontos entre eles está além da margem de erro da pesquisa, que é de dois pontos. Além disso, a inércia é favorável à petista: ele cresceu e o tucano caiu.
Em votos totais, Dilma chegou a 49% contra 41% do tucano. Há 3% de indecisos e 7% de eleitores que pretendem anular ou votar em branco. Em comparação à pesquisa anterior do Ibope, divulgada na quarta-feira da semana passada, Dilma cresceu seis pontos nos votos totais (43% para 49%), enquanto Aécio perdeu quatro pontos (45% para 41%). A diferença de dois pontos veio dos indecisos, que eram 5% e agora são 3%. Não mudou a taxa de brancos e nulos.
Em votos válidos – aqueles dados só aos candidatos, que é como a Justiça eleitoral divulga os resultados -, Dilma cresceu de 49% para 54%, enquanto Aécio caiu de 51% para 46% em uma semana.
Nesse período, aumentou a rejeição a Aécio, de 35% para 42% do eleitorado. Já Dilma manteve 36% de eleitores que dizem que não votariam na petista de jeito nenhum. Na resposta espontânea de intenção de voto, na qual o eleitor diz em quem vai votar sem ver a cartela circular com os nomes dos candidatos, Dilma tem 47% e Aécio, 39% – além de 7% de brancos/nulos e 6% de indecisos.
A nova pesquisa do Ibope foi a campo entre segunda e quarta-feira desta semana. O instituto ouviu 3.010 eleitores em 203 municípios de todas as regiões do País. A margem de erro máxima é de 2 pontos porcentuais para mais ou para menos, num intervalo de confiança de 95%. Isso significa que, em 100 levantamentos feitos com a mesma metodologia e nas mesmas datas, 95 terão o resultado dentro da margem de erro estimada. A pesquisa foi encomendada pelo Estado e pela TV Globo. Está registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número BR-01168/2014.