Dilma tem 36%, Marina, 33%, e Aécio, 15%, diz pesquisa Datafolha
No levantamento anterior do instituto, divulgado no dia 3, Dilma tinha 35%, Marina, 34%, e Aécio, 14%.
Na mais recente pesquisa Datafolha, Dilma Rousseff (PT) e Marina Silva (PSB) aparecem empatadas nos primeiro e segundo turnos. No primeiro turno, a presidente soma 36% das intenções de voto, enquanto a senadora tem 33%, de acordo com levantamento encomendado pela TV Globo e pelo jornal Folha de S. Paulo e divulgado nesta quarta-feira pelo Jornal Nacional.
Como a margem de erro é de dois pontos percentuais, o intervalo de intençõs de voto da senadora é de 31% a 35%, e o de Dilma, de 34% a 38%, o que resulta em empate técnico. Em relação à última pesquisa realizada pelo Datafolha, a diferença entre as duas candidatas passou de três para um ponto percentual.
SEGUNDO TURNO
O levantamento divulgado nesta quarta indica que, em um eventual segundo turno entre Dilma e Marina, as candidatas aparecem empatadas tecnicamente. A candidata do PSB tem 47% e a do PT, 43% (na semana passada, Marina vencia por 48% a 41%).
Na simulação de segundo turno entre Dilma e Aécio, a petista vence por 49% a 38% (mesmos índices da semana anterior).
ESPONTÂNEA
Na modalidade espontânea da pesquisa (em que o pesquisador somente pergunta ao entrevistado em quem ele pretende votar, sem apresentar a lista de candidatos), os resultados são os seguintes:
Dilma Rousseff: 28%
Marina Silva: 24%
Aécio Neves: 10%
Outras respostas: 1%
Em branco/nulo/nenhum: 6%
Não sabe: 29%
EXPECTATIVA DE VITÓRIA
O Datafolha também perguntou aos entrevistados quem, na opinião deles, vai ganhar as eleições em outubro. Para 45%, Dilma sairá vitoriosa; 34% acreditam que Marina ganhará; e 6% apostam na vitória de Aécio.
METODOLOGIA
O Datafolha ouviu 10.568 eleitores em 373 municípios nos dias 8 e 9 de setembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. Isso significa que, se forem realizados 100 levantamentos, em 95 deles os resultados estariam dentro da margem de erro de dois pontos prevista. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-00584/2014.