ELEIÇÕES

‘Do jeito que está, você rebaixa o nível ou perde a eleição’, diz Janones

Cabo eleitoral de Lula nas redes, deputado participará com o petista de agenda com comunicadores focada em resposta a fake news

Conselho de Ética da Câmara arquiva processo contra André Janones (Foto: Agência Câmara)

O deputado federal André Janones (Avante-MG), que se destaca como um dos principais cabos eleitorais do petista nas redes, terá uma agenda com Lula e comunicadores, na próxima semana, para potencializar a campanhas nas redes.

O evento será virtual e seguirá os moldes da ação que foi realizada na reta final do primeiro turno, que reuniu mais de 8 mil participantes. O parlamentar vai passar orientações e técnicas sobre como rebater fake news na reta final da campanha.

— Vou passar estratégias e sugestões de como rebater e reagir às fake news que escalaram no segundo turno da campanha e passar meu conhecimento sobre a lógica de algoritmo das redes — disse Janones à coluna.

O deputado nega que esteja divulgando fake news, como os bolsonaristas acusam. Diz ainda que não foi acionado na Justiça pela campanha presidencial para retirar do ar vídeos que fez sobre a possível nomeação de Fernando Collor como ministro de Bolsonaro ou a presença do presidente na maçonaria.

— Falei ontem com meu advogado e, há um mês, não sou acionado na Justiça. É estranho os bolsonaristas questionarem por que o Tribunal Superior Eleitoral não age, sendo que eles não acionaram a corte. Para mim esse é mais um plano para enfraquecer a democracia.

Janones diz que, em suas divulgações, toma cuidados para fazer “suposições do que pode ocorrer” e que não mente. O parlamentar falou ainda sobre a elevação de ataques das duas campanhas, especialmente nas redes:

— Do jeito que está, você rebaixa o nível ou perde a eleição. A gente precisa vencer a eleição primeiro e depois rediscutir o papel das redes sociais para as próximas eleições. Eu mesmo quero capitanear um projeto nesse sentido.

Entre as orientações que o deputado vai apresentar está a de não usar as redes sociais para desmentir notícias falsas. Ele defende que isso seja feito nos programas de TV e no corpo a corpo com o eleitor. Para Janones, a melhor estratégia é criar novas pautas nas redes sociais para que ela se sobreponha às fake news. Janones também argumenta que é preciso ter uma comunicação individualizada para cada rede social.