Hipismo

Doda falha e Brasil fica em 5º no Mundial de Hipismo

Detalhes tiraram do Brasil uma medalha nos Jogos Equestres Mundiais, que estão acontecendo na cidade…

Detalhes tiraram do Brasil uma medalha nos Jogos Equestres Mundiais, que estão acontecendo na cidade de Caen, na Normandia (França). Nesta quinta-feira, na final de saltos por equipes, a equipe brasileira liderada por Rodrigo Pessoa e Alvaro de Miranda Neto, o Doda, terminou na quinta colocação. O bronze não veio por 0.23 pontos (ou 23 centésimos de segundo), enquanto o ouro ficou a 4.12 pontos.

No último dia da disputa por equipes, cada um dos quatro conjuntos da equipe se apresentou uma vez, com direito a um descarte. Rodrigo Pessoa (Status) e Marlon Zanotelli (AD Clouwni) zeraram suas exibições, completando dentro do tempo e sem derrubar nenhum obstáculo. Mas tanto Doda (AD Bogeno) quanto Pedro Veniss (Quabri Se L’Isle) tiveram quatro pontos perdidos.

Assim, o Brasil terminou o Mundial com 16.95 pontos perdidos, sendo 12.95 das exibições de terça-feira (quando cada ponto equivalia a um segundo de tempo estourado) e 4.00 desta quinta. Na quarta, três conjuntos zeraram e o resultado de Veniss foi descartado. Assim, a equipe não perdeu pontos.

Acabou fazendo a diferença a falha de Doda/Bogeno no primeiro dia. O animal refugou no nono obstáculo e derrubou o cavaleiro no chão. O conjunto era o que tinha melhores perspectivas de resultados na pista rápida e acabou tendo o resultado descartado. Naquele dia, o Brasil terminou em 10.º. Recuperou cinco posições, mas não foi o suficiente.

O ouro acabou com a Holanda, que teve 12.83 pontos perdidos. A França ficou com a prata e os Estados Unidos com o bronze. Uma falta a menos nesta quinta e o Brasil teria sido segundo colocado.

INDIVIDUAL – O Mundial, porém, segue com as disputas individuais e o Brasil tem dois conjuntos na disputa. De volta à boa forma, Rodrigo Pessoa ocupa a quinta colocação, com 4.10 pontos perdidos, enquanto Marlon é o 11.º, com 5.46. A liderança é da norte-americana Beezie Madden. Pedro Veniss ficou na 33.ª colocação e não vai à próxima fase, restrita aos 30 melhores. Os conjuntos ainda se apresentam mais duas vezes: sábado e domingo.