Doria anuncia fábrica de insumos das vacinas do Butantan para setembro
Segundo o governador de São Paulo João Doria (PSDB), a nova fábrica de vacinas do…
Segundo o governador de São Paulo João Doria (PSDB), a nova fábrica de vacinas do Instituto Butantan conseguiu R$ 191 milhões em doações. De acordo com o gestor, os recursos foram captados com empresas privadas. A informação foi divulgada nas redes sociais.
Doria disse, ainda, que a fábrica garantir a produção nacional de insumos da Coronavac – vachina chinesa feita em parceira com o Butantan. A previsão de conclusão das obras, ele expôs, é setembro.
“O Butantan trabalha para dar independência ao Brasil na produção de vacinas contra a Covid-19 com a Coronavac e a Butanvac. Agradeço a todas empresas doadoras e a Comunitas que está atuando nesse projeto.”
O Butantan trabalha para dar independência ao Brasil na produção de vacinas contra a Covid-19 com a Coronavac e a Butanvac. Agradeço a todas empresas doadoras e a Comunitas que está atuando nesse projeto.
— João Doria (@jdoriajr) May 23, 2021
Vale lembrar, o Brasil tem sido prejudicado na produção da vacina Coronavac por falta de insumos. Na último quinta (20), contudo, o embaixador da China no Brasil, Yang Wanming, confirmou a liberação de um novo lote do matéria-prima utilizada na produção do imunizante, o Insumo Farmacêutico Ativo (IFA).
“Informei a liberação dos novos lotes de IFA para produzir no total 16,6 milhões de doses da CoronaVac e vacina AstraZeneca, que chegarão no Brasil nos próximos dias. A China, fraterna com o povo brasileiro, está comprometida em parceria de vacinas”, escreveu Wanming no Twitter, à época.
Vale lembrar, no começo de maio o Instituto Butantan chegou a anunciar que pararia a produção da CoronaVac por fata de insumos. “Questões referentes à relação diplomática Brasil x China podem, sim, estar interferindo diretamente no cronograma de liberação de novos lotes de insumos“, disse o diretor Dimas Covas, naquele momento.