DPE-GO solicita que catadores de recicláveis sejam vacinados contra Covid-19
Órgão pede que eles sejam incluídos entre os trabalhadores de limpeza urbana
A Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPE-GO) solicitou às Secretarias Estadual e Municipal de Saúde da capital a vacinação contra Covid-19 de catadores de recicláveis de Goiânia. A ideia da DPE-GO é incluir essas pessoas no grupo de trabalhadores de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos, incluídos na imunização desta semana pelo governador Ronaldo Caiado (DEM)
De acordo com o órgão, o pedido considera a classificação adotada pelo Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). O conselho acatou a uma observação da Defensoria Pública da União (DPU) e incluiu os catadores integram trabalhadores da limpeza urbana.
A DPE-GO argumentou que esses trabalhadores vivem em situação de vulnerabilidade e de exposição ao coronavírus. “Os catadores e as catadoras são pessoas que estão sempre em contato com a população e que percorrem grandes distâncias, o que intensifica a situação de extrema vulnerabilidade vivenciada por eles durante a pandemia de Covid-19, pois estão expostos cotidianamente a riscos, em razão do trabalho que desempenham e de suas condições sociais” diz o pedido.
Além da inclusão, o órgão solicitou ainda que seja definido um procedimento “adequado, simples e razoável” para que as vacinas sejam aplicadas. A ideia é que a documentação que será exigida nos postos de vacinação seja definida com antecedência.