Duas amigas morrem após caírem de cachoeira de 30 metros em Santa Catarina
Uma das jovens ainda estava viva quando os médicos chegaram, mas não resistiu aos ferimentos e morreu
Bruna Rafaela Vellasquez, de 18 anos, e Monique Medeiros de Almeida, de 19 anos, morreram no fim da tarde de segunda-feira após se desequilibrarem e caírem de uma cachoeira de 30 metros no município de Lages, em Santa Catarina.
O capitão Jacques, da 5ª Companhia do Batalhão de Aviação de Lages, que participou da ocorrência, disse ao UOL que as mulheres “estavam na beirada da cachoeira” quando uma das jovens escorregou e a outra tentou ajudá-la, mas acabou se desequilibrando e caindo junto com a amiga para a parte inferior da cachoeira.
Segundo o capitão, ao chegarem no local, os médicos constataram a morte de Bruna Vellasquez. Já Monique Medeiros ainda possuía sinais vitais e foi retirada da cachoeira com uma maca com apoio de um helicóptero, que pousou em uma área próxima para fazer os primeiros socorros. Apesar do atendimento, Monique morreu antes de chegar à unidade de saúde.
“Como era um local que não tinha mesmo como chegar ali sem o helicóptero, sem ele não seria possível fazer esse resgate de forma rápida, infelizmente, ela [Monique] veio a óbito, mas era o que a gente conseguiu fazer ali. Como ela estava muito mal, estava com traumatismo crânio encefálico bastante grave, então, realmente não deu para salvar”, disse Jacques ao UOL.
O capitão ainda explicou que a área onde as vítimas estavam era de difícil acesso, sendo possível o acesso somente através de uma trilha.
“A parte que elas [as vítimas] estavam ali era bem difícil porque ela não tem um acesso. O acesso ali se dá por trilhas. E devido a dificuldade de chegar no corpo, como não tinha por onde chegar mesmo, elas caíram ali em um lugar que não tinha acesso, então, por isso, foi fundamental o uso do helicóptero.”
A PM (Polícia Militar) de Santa Catarina informou que prestou apoio a ocorrência com o helicóptero e afirmou que os socorristas do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) que estavam no local disseram que era proibida a visitação na cachoeira onde as jovens estavam.
“Segundo os socorristas, o lugar onde as jovens estavam é proibido para visitação, mas visitantes acabam indo até o local atraídos pela paisagem. Muitas pessoas acompanharam o resgate no local no fim da tarde de domingo”, disse a corporação em nota enviada ao UOL.
Publicações
Nas redes sociais, ambas as vítimas compartilham uma foto ontem dentro de um carro na estrada, possivelmente a caminho da cachoeira (foto à esquerda).
Posteriormente, uma das pessoas que foi marcada na postagem das vítimas publicou uma foto de um grupo em uma suposta cachoeira. É possível ver duas pessoas sentadas em uma parte mais alta, enquanto outras pessoas aparecem na parte inferior do local (foto à direita).
Nas redes sociais, diversas pessoas lamentaram a morte das jovens. “Muito triste”, escreveu uma pessoa. “Que triste. Meus sentimentos aos familiares”, disse outra.