ESCRAVIDÃO

Dupla é presa por manter 30 paraguaios em condições análogas à escravidão, em Mato Grosso do Sul

Operação foi feita em conjunto com Ministério Público do Trabalho na cidade de Iguatemi em Mato Grosso do Sul

Dupla é presa por manter 30 paraguaios em condições análogas à escravidão, em Mato Grosso do Sul (Foto: Divulgação - Polícia Federal)

Dois homens foram presos em flagrante pela Polícia Federal por manterem 30 paraguaios em condições de trabalho análogas à escravidão. A operação, feita em conjunto com o Ministério Público do Trabalho, aconteceu na cidade de Iguatemi, em Mato Grosso do Sul.

A dupla presa na última sexta-feira (9), responde pelo crime de submeter indivíduos a condição análoga à de escravo.  Após serem presos, eles foram soltos ao pagarem uma fiança no valor de R$ 50 mil.

Segundo a PF, o pagamento pelo trabalho era feito por meio de vales, que só eram válidos em uma loja que pertence a um dos aliciadores.

Os paraguaios foram localizados em uma fazenda, onde trabalhavam em uma plantação de mandioca. Eles também moravam na propriedade, em condições degradantes, de acordo com as autoridades.

O caso foi descoberto pela PF e o MPT após uma investigação. A operação contou com apoio Polícia Civil do Mato Grosso do Sul e da Assistência Social de Iguatemi/MS.

Condições de moradia e trabalho foram descritas como degradantes pelas autoridades ((Foto: Divulgação - PF)
Condições de moradia e trabalho foram descritas como degradantes pelas autoridades (Foto: Divulgação – PF)