Consumo

63% dos brasileiros presenteiam com chocolate na Páscoa

Os que mais recebem os presentes são cônjuges e namorados, seguidos por filhos e sobrinhos, pais, amigos e outros familiares

Em época de Páscoa, 63% dos brasileiros têm o hábito de presentear com chocolate. É o que revela uma pesquisa encomendada ao Conecta pela Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (Abicab).

Diante disso, as indústrias colocaram à disposição do consumidor cerca de 120 novas opções de ovos e produtos de Páscoa neste ano. Outro dado revelado pelos entrevistados da pesquisa é de que cônjuges e namorados são os mais presenteados com ovos de Páscoa (59%), seguido por filhos e sobrinhos (54%), pais (36%) e amigos e outros familiares (31%).

“O comportamento do consumidor brasileiro de presentear os familiares e entes queridos é o que faz da Páscoa do Brasil a maior do mundo, com quase 60 milhões de ovos a cada ano”, afirma o presidente da Abicab, Ubiracy Fonseca.

Quando perguntados sobre o significado da Páscoa, 55% dos entrevistados consideram que o período é propício para degustar ovos de Páscoa e, por ser uma comemoração religiosa, a data traz um contexto mais familiar para 39% das pessoas, que acreditam que essa é uma data ideal para reunir a família. O estudo ouviu 1.200 pessoas, de diferentes faixas etárias, classes sociais e regiões do país.

Mercado

A Páscoa movimenta a economia do Brasil com contratações e aquecimento da indústria e do varejo com diversas novidades.  No ano passado, foram produzidas 14,3 mil toneladas de chocolate para a data, equivalente a 58 milhões de ovos e produtos de páscoa. O Brasil é o 5º maior consumidor de chocolate no mundo com consumo per capita de 2,5kg ao ano.