EUROPA

Após Alemanha, Espanha libera entrada de brasileiros vacinados contra Covid-19

Turistas brasileiros completamente imunizados contra a Covid-19 podem a partir desta semana viajar para a Alemanha e para…

Turistas brasileiros completamente imunizados contra a Covid-19 podem a partir desta semana viajar para a Alemanha e para a Espanha sem necessidade de fazer quarentena.

Na Espanha, a entrada foi liberada nesta terça-feira (24), e pessoas que saem do Brasil podem entrar no país desde que tenham tomado as vacinas da Pfizer, AstraZeneca (incluindo Covishield, produzida na Índia), Janssen ou Coronavac há no mínimo 14 dias da segunda aplicação ou da dose única.

Será preciso apresentar o certificado de vacinação traduzido em espanhol, inglês, francês ou alemão. No aplicativo ConecteSUS, do Ministério da Saúde, já está disponível a opção para emitir o documento em inglês ou espanhol.

Além disso, o passageiro deve preencher, antes de começar a viagem, um formulário de controle de saúde, disponível no site do governo espanhol. Após o preenchimento, é gerado um código QR que deve ser apresentado tanto no embarque como na chegada.

Mesmo vacinado, o viajante deverá passar por um exame, que incluirá uma medição de temperatura, uma checagem de documentos e uma verificação visual do estado de saúde, e é possíve ainda exigirem um teste de antígenos. Segundo a embaixada da Espanha, qualquer pessoa pode ter ainda a entrada recusada por motivos de saúde pública.

Para se deslocar dentro da Europa, será necessário observar as condições de entrada nos demais países do continente. Cada lugar estabeleceu regras diferentes para cada país, e elas têm sido alteradas com bastante frequência.

Já os não vacinados só poderão entrar se forem espanhóis ou nacionais da União Europeia, cônjuges, parceiros com uniões estáveis ou filhos com menos de 21 anos desses cidadãos, pessoas com residência no espaço Schengen, entre outras exceções, disponíveis no site da embaixada espanhola.