Após quatro meses de parada, Chevrolet Onix volta a ser produzido
Escassez de semicondutores paralisou a produção
Após um longo período com a produção interrompida devido à escassez de semicondutores, a General Motors anunciou nesta quinta (12) que voltará a fabricar o compacto Chevrolet Onix em Gravataí (RS).
A partir de segunda (16), a linha de montagem irá operar em um turno. Os carros serão modelo 2022.
Os problemas começaram em fevereiro, com interrupções pontuais. As últimas unidades foram produzidas em abril.
Em nota, Carlos Zarlenga, presidente da GM América do Sul, diz que a montadora vai começar a atender os milhares de clientes que aguardam pelos carros, produzidos em versões hatch e sedã.
É provável que muitos clientes que fizeram reserva só recebam seus carros no início do próximo ano.
A nova geração do Onix foi lançada no fim de 2019. O carro é equipado com seis airbags e controles de tração e de estabilidade, além de sistema multimídia.
Esses itens de segurança e conforto exigem um grande número de semicondutores, que também estão presentes em diversos equipamentos eletrônicos.
A GM é a montadora mais afetada por problemas de produção. O Onix aparece na 35ª colocação no ranking de vendas em julho, algo inusitado para o modelo mais emplacado entre 2015 e 2020.
“O novo Onix chega a ter aproximadamente 1.000 semicondutores e sistemas integrados espalhados por quase 20 módulos, é até o dobro da quantidade encontrada em outros modelos da mesma categoria”, afirmou a montadora em um comunicado divulgado em junho.