Argentina legaliza maconha medicinal para uso pessoal
O governo da Argentina legalizou o cultivo da maconha medicinal para uso pessoal nesta quinta-feira…
O governo da Argentina legalizou o cultivo da maconha medicinal para uso pessoal nesta quinta-feira (12). Os argentinos vão poder cultivar a planta individualmente ou em grupos, além de terem a opção de plantar ou de comprar óleos de cannabis em farmácias.
O decreto foi assinado pelo presidente Alberto Fernández, regulamentada por uma lei de 2017 que permite o uso de óleos feitos com base na planta da maconha para tratamentos médicos. Entretanto, o uso recreativo da droga segue proibido no país.
“Não podemos adiar a criação de um marco regulatório que permita o acesso seguro e inclusivo a quem quiser usar a cannabis como ferramenta terapêutica”, diz o documento.
Familiares de crianças com doenças graves, que poderiam se beneficiar de remédios feitos de cannabis, mas que tinham dificuldade para encontrar os produtos, faziam pressão política sobre o tema há anos.
Para ter a permissão para comprar ou plantar, o interessado precisa se cadastrar em um programa nacional vinculado ao Ministério da Saúde.
*Com informações do G1