PELA 3ª VEZ

Asteroide de 83 metros deve passar perto da Terra nesta quarta (7)

Corpo celeste foi registrado pela primeira vez nos sistemas da Nasa em setembro de 1994

Asteroide de 83 metros deve passar perto da Terra nesta quarta-feira (7)

A Agência Espacial Americana (Nasa) emitiu alerta sobre o asteroide 2020 RK2, que deve cruzar a órbita da Terra e passar mais perto do planeta nesta quarta-feira (7). O horário mais próximo da passagem é 13 horas no horário da Califórnia, ou seja, às 17 horas, no horário de Brasília.

O corpo rochoso entrou no radar da agência neste ano, no dia 10 de setembro. Essa não é a primeira vez que ele passa pela órbita da Terra. O asteroide foi registrado pela primeira vez nos sistemas da Nasa em setembro de 1994.

Essa será a terceira vez que o corpo celeste passará mais perto do planeta. Conforme a Nasa, a previsão é que ele retorne em dezembro de 2027 e agosto de 2072.

Conforme os astrônomos, a estimativa é de que o asteroide tenha entre 36 e 83 metros de diâmetro, do tamanho de um avião Boeing 747, e deve passar a uma distância de mais de três milhões de quilômetros da Terra, a uma velocidade de aproximadamente 6,67 quilômetros por segundo, cerca de 24 mil km/h.  Vale ressaltar, que não há expectativa que o objeto entre em colisão com a Terra.

Asteroides

Os asteroides “são remanescentes rochosos e sem ar que sobraram da formação inicial de nosso sistema solar, há cerca de 4,6 bilhões de anos”, de acordo com a Nasa. Eles também podem ser chamados de planetas menores e, até o momento, a agência espacial americana já identificou mais de 995 mil asteroides no sistema solar da Terra.

*Com informações do Correio Braziliense