Banco Central reduz taxa básica de juros de 3,75% para 3%
Redução foi maior do que a esperada pelo mercado, que era de 0,5 ponto percentual; BC sinalizou para um novo corte na próxima reunião
O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) reduziu a taxa básica de juros, a Selic, de 3,75% para 3% nesta quarta-feira. É a taxa mais baixa da série histórica. No comunicado, o BC sinalizou que pode fazer um novo corte na próxima reunião.
A decisão respondeu a efeitos da crise do coronavírus, que tem causado incertezas e impactos negativos nas economias do mundo todo. Analistas esperavam um corte menos agressivo, para 3,25%. A última vez que o BC cortou 0,75 pontos percentuais foi em outubro de 2017.
A Selic é a taxa em que bancos, cartões e instituições financeiras se baseiam para calcular os juros das diferentes modalidades oferecidas aos clientes. Com uma taxa Selic mais baixa, as outras também tendem a abaixar, tornando o crédito mais barato.
Em 3% a taxa é considerada “estimulativa”, no sentido de estimular o crescimento da economia. Com financiamentos mais baratos, por exemplo, empresas e pessoas físicas podem tomar mais recursos para investir em negócios e empreendimentos.
No comunicado, o Copom avaliou que pode fazer um “último” ajuste não maior do que o atual na Selic na próxima reunião para “complementar o grau de estímulo necessário como reação às consequências econômicas da pandemia da Covid-19”. O Comitê decidiu aguardar para analisar como a crise irá se comportar nos próximos meses para tomar uma decisão.