Bolsas internacionais são abaladas após ataque do Irã às bases dos EUA
Ação iraniana aumentou os temores de um conflito de maiores proporções
O clima deve ser de tensão, nesta quarta-feira (8), nas bolsas de valores mundiais. Isto porque, os ataques do Irã às duas bases norte-americanas no Iraque, aumentaram os temores de um conflito com maiores proporções.
Segundo informações divulgadas pela Revista Exame, as bolsas asiáticas caíram mais de 2% ao longo da madrugada, e todas fecharam em queda, sendo que Tóquio recuou 1,57%; Hong Kong, 0,83%; e Xangai, 1,22%. Já os índices futuros das bolsas americanas caíram mais de 1% no período.
Após os ataques, o preço do petróleo também chegou a subir mais de 5%. O índice Vix, conhecido como termômetro do medo global, começou o dia com alta de 6,96%.
Os desdobramentos do conflito ainda são uma incógnita, já que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, publicou na noite de terça-feira (7), no Twitter, que “está tudo bem”, referindo-se às bases atacadas. O Irã, por sua vez, teve o cuidado, segundo os analistas, em afirmar que a reação foi proporcional ao ataque sofrido, e que as ações de agora em diante dependem de reações americanas.