CDL Goiânia estima R$ 500 milhões de movimento no comércio neste Natal
Consumidores devem oferecer até cinco presentes com ticket médio de R$ 80 cada, valor que totaliza as previsões, uma vez que 82% dos consultados devem presentear na data (quase 1 milhão)
A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) da capital estima que o comércio em Goiânia movimente cerca de R$ 500 milhões neste Natal. De acordo com a CDL, os consumidores devem oferecer até cinco presentes com ticket médio de R$ 80 cada, valor que totaliza as previsões, uma vez que 82% dos consultados devem presentear na data (quase 1 milhão).
De acordo com a Câmara, a intenção de compras em Goiânia supera a média nacional, que é de 73%, segundo pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). Presidente da CDL Goiânia, Geovar Pereira reforça que a data é a mais importante para o comércio.
“O Natal é a comemoração mais importante no calendário do comércio. Como o brasileiro tem a tradição de encontrar amigos e familiares e oferecer presentes a um maior número de pessoas, a data oferece grandes oportunidades para o lojista e também para o consumidor que pode aproveitar a época para ir em busca de promoções e boas negociações”, argumenta.
Vale citar, o recorte da CDL foi realizado entre os dias 15 de outubro a 30 de novembro. A Câmara não informou a metodologia, mas reforçou se tratar de uma sondagem. É preciso frisar, também, que o levantamento exclui a intenção de consumo do turismo de compras, comum na região da 44.
Mais dados sobre o comércio no Natal
De acordo com a sondagem, as mães e madrastas serão as que mais receberão presentes (21%). Em seguda aparecem os cônjuges (18%), filhos ou enteados (13%), irmãos (10%), sobrinhos ou afilhados (10%), pais ou padrastos (8%), namorados (8%) e avós (4%). Em relação aos itens, os preferidos são: roupas (34%), perfumes ou cosméticos (19%), calçados (18%), brinquedos (14%), relógios, joias ou acessórios (7%), eletroeletrônicos (4%), chocolates, serviços, bebidas, lembrancinhas e móveis (1%).
Em relação ao local de compras, 52% pretendem ir em lojas físicas. Neste caso, os shoppings lideram com 43% da preferência. Em seguida aparecem lojas de rua (33%) e feiras (8%). Já no ambiente digital (48%), aparecem sites (32%), aplicaticos (28%), pesquisas online (23%) e redes sociais (8%).
E para concretizar a compra, 29% deverão usar o 13º. Outros 30% farão uso do salário e 1% disse que utilizará a poupança. Há, também, 3% que disseram que deixarão de pagar alguma dívida. As formas de pagamento são: cartão de crédito parcelado (31%), Pix (21%), débito (20%), dinheiro (14%), cartão de crédito à vista (13%) e crediário próprio (1%).