Dois filhotes de tartaruga nasceram saudáveis no domingo (1). Mas isso só foi possível porque um cientista de Ann Arbor, no estado de Michigan (EUA), fez uma “cesárea” em uma tartaruga que fora atropelada, para tentar salvar os filhotes dela. No início de junho, Martens estava voltando para casa quando precisou sair do carro para ajudar uma tartaruga a atravessar a rua. Quando percebeu, o réptil já estava morto após ter sido atropelado por algum carro.
O norte-americano acredita que o animal fazia a travessia da rua para procurar um lugar adequado para chocar seus ovos, quando foi atropelada por um carro. “Trouxe ela para casa, fiz um teste para ter certeza se ela estava morta, e depois, na minha melhor tentativa de cesariana em tartaruga, consegui tirar sete ovos”, conta o cientista, que depois colocou os ovos em um substrato e na incubadora.
A esperada recompensa veio no domingo. Dois dos ovos começaram a chocar e revelaram minúsculos filhotes de tartaruga. “Até agora com dois totalmente emergidos e saudáveis. E temos pelo menos mais três a caminho”, diz ele, revelando que possivelmente dois dos filhotes não resistiram.
Martens diz que alimentará os animais por pelo menos duas vezes antes de levá-los ao lago onde a mãe das crias vivia, para que sejam soltos na natureza.
This story starts sad but has a happy ending: In early June I got out of my car coming home from work to help a turtle cross the road in our neighborhood, only to find that a careless driver had already hit and killed her. Figuring she was searching for a place to lay eggs, (1/4) pic.twitter.com/5LlJrck74B
— Eric C Martens (@EricCMartens1) August 1, 2021