PMC

Comércio varejista de Goiás cresce 0,3% em outubro e tem sétima alta do ano, diz IBGE

Em relação ao mesmo mês do ano passado, o aumento foi de 2,7% nas vendas

Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nesta quinta-feira (14), mostra crescimento de 0,3% no comércio varejista goiano em outburo sobre setembro deste ano. Esta foi a sétima alta do ano. Em relação a outubro do ano passado, o aumento foi de 2,7% nas vendas.

Em relação ao acumulado do ano, Goiás apresenta alta de 0,9% no comércio varejista, enquanto nos últimos 12 meses, 0,4%. No Brasil, houve queda em outubro de 0,3%, mas alta em 2023, de 1,6%, e de 1,5% nos últimos 12 meses.

Ainda sobre a comparação de outubro deste ano com o mesmo mês de 2022, boa parte das atividades pesquisadas teve variação positiva este mês, o que justifica o crescimento. São elas: artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (16,6%); outros artigos de uso pessoal e doméstico (8,6%); hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (7,5%), hipermercados e supermercados (9,2%), e móveis e eletrodomésticos (5,9%).

Pelo nome mês seguido, livros, jornais, revistas e papelaria tiveram queda (-19%). Também registraram recuos nas vendas as atividades de combustíveis e lubrificantes (-15,7%), equipamentos e materiais
para escritório, informática e comunicação (-12,7%) e tecidos, vestuário e calçados (-1,1%).

A alta em Goiás, vale destacar, foi a nona do País. Lideraram: Maranhão (3,1%), Bahia e Tocantins (1,9% cada), Rondônia (1,8%), Pernambuco (1%), Piauí (0,9%), Sergipe (0,6%) e Pará (0,4%).