IBGE

Comércio varejista em Goiás tem alta em dezembro e fecha ano positivo

Estado teve terceiro melhor resultado no País

Goiás avança no comércio varejista, enquanto a média nacional é negativa (Foto: Jucimar de Sousa - Mais Goiás)

O comércio varejista em Goiás teve alta em dezembro de 3%, em relação a novembro, e fechou o ano com saldo positivo de 0,7%. A informação é da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada nesta quarta-feira (7) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No País, dezembro registrou queda de 1,3%. Contudo, o acumulado de 2023 foi positivo, de 1,7%.

Mas de volta ao Estado, na comparação com dezembro de 2022, a alta foi de 1,3%. O resultado do último mês de 2023 foi puxado pelas vendas de supermercados, hipermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, que chegaram a 15,7%,

Completam a lista: Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (7,9%); Livros, jornais, revistas e papelaria (7,4%) e Outros artigos de uso pessoal e doméstico (4,9%).

Já as quedas ocorreram em Combustíveis e lubrificantes (-17,8%); Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (-7,4%); Móveis e eletrodomésticos (-6,1%) Tecidos, vestuário e calçados (-2,1%).

Terceira maior alta no País

No País, a alta do comércio varejista, em Goiás, foi a terceira maior, com 3%. Ele foi superado por Alagoas (3,5%) e Amapá (3,1%). A maior baixa foi no Espírito Santo, com -14,3%. Outros índices negativos foram Rio Grande do Sul (-2,9%) e Paraná (-1,8%).