PMC

Comércio varejista goiano tem quinta alta consecutiva

Setor 0,9% em abril, segundo o IBGE

Comércio varejista em Goiás mantém estabilidade em maio e interrompe sequência positiva (Foto: Jucimar de Sousa)

Com crescimento de 0,9% em abril, o comércio varejista goiano alcançou a quinta alta consecutiva. Os dados são da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgados nesta quinta-feira (13) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Na comparação com abril de 2023, a variação foi de 4,1%. No acumulado de 12 meses, 2,2%. Vale citar, o comércio varejista também cresceu 0,9% no País, na passagem de março, sendo o quarto consecutivo e acumulando alta de 2,7% nos últimos 365 dias.

A alta em Goiás foi puxada pelo aumento nas vendas de “Hipermercados e supermercados”. A atividade, que tem peso diferenciado no levantamento, registrou avanço de 1,8%.

Outras atividades tiveram alta no período, com destaque para: Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (28,3%); Livros, jornais, revistas e papelaria (19,3%); Outros artigos de uso pessoal e doméstico (9,6%); e Móveis e eletrodomésticos (7,7%).

Já as quedas foram em: Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (-7,5%); de Tecidos, vestuário e calçados (-6,2%); e de Combustíveis e lubrificantes (-2,5%).

Vale citar, Goiás ficou em 11º lugar em crescimento do comércio varejista de março para abril. As maiores variações ficaram com Rondônia (5,1%), Roraima (4,5%) e Amapá (3,7%). No campo negativo, o Maranhão teve queda de 1,4, enquanto a Bahia caiu 1,2%.