IBGE

Comércio varejista sobe 2,2% em Goiás

Informações são da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgadas nesta quinta

O comércio varejista goiano subiu 2,2% em janeiro em relação a dezembro de 2023. As informações são da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgadas nesta quinta-feira (14) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em dezembro, o aumento foi de 3,1%, após queda de 4,5% em novembro. Já na comparação com janeiro de 2023, o volume de vendas no primeiro mês do ano subiu 4%. No acumulado de 12 meses, o saldo foi 0,8%.

No Brasil, as vendas do comércio varejista aumentaram 2,5% em janeiro. Segundo o IBGE, “é a primeira alta estatisticamente significativa desde setembro do ano passado, quando o crescimento foi de 0,8%. Depois disso, o comércio passou por dois meses de estabilidade (-0,3% em outubro e 0,2% em novembro) e um de queda (-1,4% em dezembro)”.

É preciso citar, as vendas só caíram em três Estados, no País: Santa Catarina (-1,0%), Minas Gerais (-0,1%) e Maranhão (-0,1%). Os melhores resultados foram em Mato Grosso (8,6%), Bahia (6,2%) e Acre (4,7%).

Alta em Goiás

Em Goiás, a alta de janeiro deste ano em relação ao mesmo mês de 2023 foi puxada por alguns grupos, como Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (28,4%); Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (10,7%); Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (7,6%); Outros artigos de uso pessoal e doméstico (5,7%); Livros, jornais, revistas e papelaria (1,4%) e Tecidos, vestuário e calçados (0,6%).

Por outro lado, foi possível observar queda no período nas atividades de: Móveis e eletrodomésticos (-7,4%) e de Combustíveis e lubrificantes (-9,0%). No item Móveis, apenas, a queda foi de 17,3%.

LEIA MAIS:

Goiás deve ter queda de 11% na produção de soja, diz IBGE