Copa do Mundo impulsiona venda de TVs em Goiás
Algumas redes de eletrodomésticos já registraram crescimento de 80% nas vendas de televisões, principalmente as de tela grande
Há pouco mais de 10 dias para o início da Copa do Mundo, os goianos começam a se preparar para acompanhar o maior campeonato de futebol do globo. A preparação exige se certificar de que a televisão em que a família vai acompanhar os jogos esteja à altura do evento. Por isso, a venda de TVs tem aquecido o mercado varejista de Goiás nos últimos meses e a expectativa é que, até o início do torneio, continue impulsionado as vendas.
Não há uma estimativa exata de quanto a Copa do Mundo vai injetar na economia do estado, mas os estabelecimentos que vendem eletrodomésticos começam a sentir o impacto positivo. O diretor de operações da Rede Novo Mundo, José Guimarães acredita que, desde a Black Friday de 2017, houve um crescimento de 80% nas vendas de televisões em Goiás.
Para garantir que os consumidores interessados em comprar uma nova TV para ver os jogos encontrem variedade e descontos, as redes de lojas de eletrodomésticos e as indústrias responsáveis pela fabricação dos aparelhos estão em negociação desde a novembro do ano passado. José acredita que esta pré-negociação para o período da Copa foi essencial para garantir o estoque dos estabelecimentos.
Além de pré-negociações, indústrias e lojas prepararam também promoções para garantir que ninguém saia das lojas de mãos vazias. “A indústria antecipou as promoções, quase todas as marcas fazendo combos, que você compra uma tela grande e ganha uma tela pequena de brinde”, explica José.
Para convencer o cliente, algumas redes de eletrodomésticos brincaram com o imaginário do brasileiro e relembraram o fatídico sete a um da última Copa. Um anúncio (veja abaixo) sugere que os torcedores não podem assistir os jogos deste ano na mesma televisão em que viram a derrota para a Alemanha, pois isso traria azar para a seleção brasileira.
A vendedora Esther Rododvalho, de Catalão, foi uma das consumidoras que aproveitou as promoções. Ela conta que em sua casa havia uma televisão de tubo e que a Copa do Mundo foi o pretexto necessário para adquirir um novo televisor. No entanto, o preço foi o fator determinante para escolher o modelo e o estabelecimento de compra, já que obteve um desconto de R$ 500 em uma televisão de 43 polegadas com tecnologia 4K, que é hoje o que há de mais moderno no mercado.
As compras como a de Esther podem refletir positivamente nos números relativos ao comércio varejista de Goiás nos próximos meses. Em março de 2018, este setor registrou o primeiro resultado positivo após 39 quedas consecutivas, conforme aponta a pesquisa mensal do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Para o presidente da Federação do Comércio do Estado de Goiás (Fecomércio-GO), José Evaristo dos Santos, a Copa do Mundo deve influenciar nos resultados do comércio varejista de modo que os meses seguintes também podem registrar índices positivos. Ele pontua que desde o Dia das Mães o comércio vem apontado sinais de melhora e que a tendência é de estabilidade.
A TV da Copa
Para o consumidor, a tentação nas lojas é grande, já que a indústria investiu em novos modelos de televisão. O gerente de produtos da linha de TV da Rede Fujioka, Daniel Gulliver, conta que os fabricantes estão apostando em telas maiores, como as de 55 polegadas ou até mesmo 65 polegadas.
Contudo, Daniel ressalta que televisões de 49 polegadas e 50 polegadas também receberam reforço. O gerente conta que as TV’s com tecnologia 4k são a febre do momento e a Copa do Mundo deve ajudar a difundir esse novo sistema entre os consumidores.
Para quem ainda não se convenceu, Daniel explica. “A televisão 4K simplesmente dobra a resolução de imagem. Para assistir os jogos ela seria ideal. A nitidez da imagem é melhor. E todas as 4K são smart, ou seja, elas têm acesso à internet e função de computador”.
Daniel conta que esses modelos mais modernos estão recebendo um incentivo maior das indústrias. Esse empurrãozinho vem na forma de descontos para o cliente.
Estoques
Mesmo com estoques renovados, as facilidades oferecidas durante a compra podem fazem com que alguns modelos sumam das prateleiras durante os jogos. “A expectativa é que até o início da Copa do Mundo, em junho, a gente continue no mesmo ritmo. A gente acredita muito que o mês de junho, durante a copa, ainda vai ter gente que resolve trocar a TV. Brasileiro acaba deixando para a última hora”, conta José Guimarães.
O gerente pontua que na rede em que trabalha as televisões de 55 polegadas com tela curva já estão em falta nos estoques. Além disso, ele ressalta que após atingir suas metas de venda, os fabricantes devem retirar os subsídios e os descontos não devem ser tão grandes. Por isso, o gerente recomenda que os consumidores que pretendem trocar a TV procurem as lojas o quanto antes.
Em Catalão, os jogos da Copa do Mundo já estão garantidos para Esther. “A gente já combinou com a família toda de reunir na nossa casa, em volta do fogão à lenha, para assistir os jogos na TV nova”, conta.
*Amanda Sales é integrante do programa de estágio do convênio entre Ciee e Mais Goiás, sob orientação de Thaís Lobo