MISTÉRIO

Criatura marinha misteriosa é encontrada ‘sem rosto’ no País de Gales

Um animal em elevado estágio de decomposição foi encontrado, na última semana, na Praia Broad…

Um animal em elevado estágio de decomposição foi encontrado, na última semana, na Praia Broad Haven South, na cidade de Pembrokeshire, no País de Gales. A carcaça mede cerca de sete metros e pesa quatro toneladas, mas não se sabe exatamente que animal é.

Os especialistas do Programa de Pesquisa de Encalhamento de Cetáceos local estão impressionados com a descoberta. O animal misterioso não possui sequer uma característica aparente que ajude os trabalhadores a identificá-lo. Por isso, os pesquisadores enviaram amostras para análise no Museu de História Natural e para o Zoológico de Londres.

“É muito difícil afirmar com certeza o que é [esse animal] porque está muito decomposto”, disse o coordenador do programa, Matthew Westfield, para o jornal britânico The Sun.

Inicialmente, eles acreditavam que poderia ser uma baleia, só que a hipótese foi descartada por conta do cheiro exalado pelo animal. “Peixes em decomposição têm um cheiro diferente de baleias em decomposição”, explicou Matthew.

O maior palpite, até o momento, é que os restos mortais pertençam a um tubarão-frade. Ainda que os profissionais descubram sobre a espécie da criatura, nunca se saberá muito mais sobre ela. Os especialistas dizem que é impossível precisar qual foi a causa da morte, por exemplo, podendo ser devido à idade avançada, captura acidental humana ou ferimentos.

Baby Shark

Também na semana passada, um filhote de tubarão – dessa vez com rosto parecido a de um humano – foi encontrado nas águas da província de Tenggara Oriental, na Indonésia. Assista ao vídeo.

Ao site britânico Daily Mail, o pescador informou que encontrou um tubarão fêmea já adulto, porém ao abrir o estômago dele, encontrou três peixes mortos.

A descoberta rendeu memes, comentários e até uma comparação com o personagem da canção infantil Baby Shark e com o Zé Gotinha, protagonista das campanhas de vacinação infantil do Ministério da Saúde. Veja.

*Com informações do UOL