A companhia de laticínios francesa Danone fechou a compra da empresa de alimentos orgânicos norte-americana WhiteWave Foods por cerca de US$ 10 bilhões. A operação aumenta a presença da maior fabricante do mundo de iogurte nos Estados Unidos.
A Danone informou nesta quinta-feira, 7, que vai pagar US$ 56,25 por ação em dinheiro. A oferta representa um enterprise Value (valor da empresa) de aproximadamente US$ 12,5 bilhões, incluindo a dívida e outros passivos da WhiteWave, o que representa um prêmio de 24% sobre 30 dias de fechamento do preço médio da negociação, disse Danone.
Emmanuel Faber, chefe-executivo da Danone, assumiu a empresa em outubro de 2014 e prometeu levar a companhia para um crescimento sustentável, revendo seus negócios na China e reformulando sua unidade de produtos lácteos frescos.
O negócio – a maior aquisição da Danone em uma década – vai aumentar a linha de produtos de luxo da empresa com marcas incluindo “Horizon Organic” e “Silk”, de leite de amêndoa. “Isso vai nos permitir melhorar o perfil de crescimento da Danone e reforçar a nossa capacidade de resistência por meio de uma plataforma mais ampla na América do Norte,” disse Faber.
A WhiteWave, com sede em Denver, no Colorado, tem sido uma das empresas de mais rápido crescimento no setor nos últimos anos, impulsionada pelo aumento da demanda por alimentos saudáveis e orgânicos que transformou a indústria de alimentos dos EUA. A companhia reportou um lucro líquido de US$ 168 milhões e receita de US$ 3,9 bilhões em 2015.
A Danone, cujo portfólio de marcas incluem Actimel e Activia, elevou recentemente sua guidance para 2016, mas o seu desempenho foi prejudicado por mercados mais exigentes, incluindo Rússia e Brasil. A fabricante de iogurte vai financiar o negócio por meio de dívida e disse que espera que aumentar o lucro operacional para US$ 300 milhões em 2020. O acordo deverá ser concluído até o final do ano, sujeito à aprovação dos acionistas. (Dow Jones Newswires.)