INVESTIMENTO

Decreto vai regulamentar Polo Aeronáutico de Goiânia

Complexo está localizado na GO-070, no Setor Novo Planalto

O prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos), assina um decreto que regulamenta o Polo Industrial, Empresarial e de Serviços no entorno do Aeródromo Nacional de Aviação, nesta quarta-feira (23), às 9h. O complexo está localizado na GO-070, no Setor Novo Planalto.

Com a iniciativa, a prefeitura quer estimular o desenvolvimento econômico e financeiro do local. Também busca incentivar a colaboração entre diversos setores produtivos e reduzir o Imposto Sobre Serviços (ISS) para fomentar o investimento no segmento.

O texto do decreto (por enquanto minuta), que o Mais Goiás teve acesso, prevê o Polo Aeronáutico como um ambiente propício para a expansão da indústria da aviação. Este também inclui a fabricação de aeronaves para aviação geral e agronegócio, indústria de peças aeronáuticas, tecnologia e pesquisas no setor, centro de manutenção de aeronaves e aviônica, comércio e distribuição de peças, entre outros.

Ainda conforme o documento, o polo vai incluir escolas de formação de pilotos, assessoria em documentação aeronáutica, serviços de logística e armazenagem e até mesmo espaços para feiras e eventos do setor aeronáutico e de agronegócio.

Haverá, ainda, uma série de intervenções para viabilizar o polo, como asfaltamento para acesso ao areoporto; conclusão da instalação do sistema de coleta pluvial; e construção das calçadas do entorno do aeródromo. Para financiar essas medidas, a prefeitura pretende realizar parcerias público-privadas, além de colaboração com universidades e instituições de pesquisa.

Redução do ISS

O prefeito Rogério ressalta que ocorrerá a redução do ISS de 5% para 2% para as empresas instaladas no polo. “A redução da alíquota do ISS é a nossa contribuição para incentivar as empresas do setor aqui instaladas que vão gerar emprego e renda, impulsionar a economia do município, e assim melhorar a qualidade de vida da nossa população”, destaca.

Daniel Henrique, diretor comercial da Brasil Vida Táxi Aéreo, empresa que está no polo há 20 anos, comemora o incentivo fiscal e afirma que, com o decreto, o segmento vai gerar muitas oportunidades na capital. “Vários países nos procuram em Goiânia para manutenção e conserto de aeronaves. Somos mais de 180 empresas baseadas na capital e teremos condições de alavancar ainda mais o segmento.”