Queda

Dólar cai pelo quarto dia seguido é cotado a R$ 5,51 nesta sexta-feira

O índice Ibovespa, da B3, fechou aos 106.928 pontos, com alta de 1,33%

Foto: Divulgação

Depois de um ajuste global da moeda, o dólar caiu pelo quarto dia seguido e encerrou esta sexta-feira (14) sendo vendido a R$ 5,513, com recuo de 0,29%. A cotação operou em alta na maior parte do dia, mas inverteu o movimento perto do final das negociações.

A divisa fechou a semana com queda de 2,12%. Em 2022, o recuo acumulado chega a 1,09%.

A queda no dólar foi motivada pela previsão de que o aumento dos juros do Federal Reserve (Fed, Banco Central norte-americano) ocorrerá dentro do planejado. A expectativa do mercado foi confirmada depois da divulgação dos índices de inflação ao consumidor e ao produtor nos Estados Unidos em dezembro, que ficaram dentro das expectativas.

O mercado de ações foi marcado por um dia de trégua. O índice Ibovespa, da B3, fechou aos 106.928 pontos, com alta de 1,33%. O indicador chegou a operar em baixa durante a manhã, mas passou a subir até encerrar no melhor nível desde 17 de dezembro.

A alta no mercado de ações resistiu à instabilidade nos mercados dos EUA. Lá, as ações das empresas do setor financeiro caíram em virtude da queda no lucro em alguns bancos que divulgaram seus balanços.

No Brasil, porém, prevaleceu a avaliação de que as ações no Ibovespa ficaram baratas demais após as recentes quedas, o que estimulou a compra de papéis por investidores.

Com informações de Agência Brasil